quinta-feira, 17 de maio de 2012

Portinado é o campeão nacional masculino da 1.ª Divisão de Polo Aquático de 2012

A Portinado conquistou o terceiro título consecutivo de campeão nacional masculino da 1.ª Divisão de Polo Aquático, ao vencer o Salgueiros por 11-9 no 4.º jogo da Final do Play-off, disputado em Rio Maior.
Na Final, os algarvios ganharam o Play-off por 3-1 (triunfos por 10-8 nos dois primeiros jogos disputados na Piscina da Campanhã, derrota por 14-12 no terceiro jogo).
Os três títulos da equipa de Portimão foram todos alcançados frente ao Salgueiros, conjunto que dominou a modalidade.
Na partida de hoje, o Portinado liderou o marcador desde o início e só a partir do terceiro parcial é que o Salgueiros conseguiu dar réplica e discutir o resultado. A 12 segundos do fim, a equipa de Portimão vencia por apenas um golo e os salgueiristas tentavam chegar ao empate e obrigar ao prolongamento, mas um golo algarvio confirmou a consagração do Portinado.
Evghenii Trubetcoi (Portinado) recebeu o Prémio de Jogador Mais Valioso do Play-off e Pedro Sousa (Salgueiros) o de Melhor Marcador do Campeonato Nacional.


Rui Moreira: “A equipa funciona como um todo”
Rui Moreira sagrou-se campeão nacional na primeira época em que acumulou as funções de jogador e treinador, frente à sua antiga equipa, que representou durante 12 anos e pela qual conquistou dez títulos nacionais consecutivos.
Para o técnico, “ diferença como treinador não é muita. Apesar de ser o líder, a vitória é de todos nós. Até na liderança, apesar da última palavra ser sempre minha, a equipa funciona como um todo. Este título é uma grande alegria para nós, porque trabalhamos muito.”
Rui Moreira relembrou que “começámos a época com uma derrota na Supertaça frente ao Salgueiros e na Fase Regular do Campeonato tivemos resultados muito diferentes do ano passado. Na época passada a nossa média de golos era muto superior, marcávamos mais e sofríamos menos golos. Este ano temos uma equipa com jogadores que têm pouca experiência na 1.ª Divisão e dedicámo-nos muito. Crescemos como equipa durante este ano e chegámos aqui. “
O treinador acrescentou que “temos jogadores muito novos, mas muito aplicados. O nosso segredo foi aproveitar o amor que eles têm pelo Polo Aquático, porque são jogadores amadores. Aproveitei a entrega e a disponibilidade deles e esse foi o segredo do nosso título”.
Rui Moreira confessou o que sentiu por ter derrotado a antiga equipa: “É sempre um sentimento de alegria e de tristeza. Há jogadores daquela equipa que são como irmãos para mim. Já ganhou muitos títulos com alguns deles e tenho que admitir que fico triste por alguns deles, por os ver em baixo. No entanto, a melhor maneira que tenho de os respeitar é dar sempre o máximo. Foi assim que eu me dediquei ao Salgueiros durante 12 anos, foi assim que aprendi com eles.“

Fernando Leite: “Comportamento de guerreiros”
O treinador do Salgueiros, Fernando Leite, explicou que “entrámos muito mal no Play-off. Logo de início perdemos os dois primeiros jogos em casa, que são muito importantes, e ainda não tínhamos perdido em casa esta época. No Play-off perdemos dois jogos seguidos e isso afetou um pouco a equipa, mas demos uma boa resposta no 3.º jogo, ontem. Este tipo de jogos é decidido nos pormenores. A equipa do Portinado é bastante forte, tem elementos muito influentes e conseguiram ser superiores nesses pormenores. Neste jogo entrámos um bocado adormecidos e depois estivemos reativos o jogo todo, em vez de estarmos proactivos, e isso refletiu-se no resultado final. “
O técnico deixou uma palavra para a equipa: “Os jogadores que estiveram aqui tiveram um comportamento de guerreiros e tentaram sempre lutar contra todas as adversidades que nos foram sendo colocadas ao longo dos jogos. Há várias equipas que gostavam de estar no nosso lugar, a disputar o Play-off, e nós conseguimos, com uma equipa muito jovem, que está em formação. “

Pedro Sousa: “Prémio é de toda a equipa”
Pedro Sousa recebeu o Prémio de Melhor Marcador do Campeonato Nacional, ao apontar 103 golos, na Fase Regular, e considera que “mais importante que ter sido o Melhor Marcador era ter ganho o Campeonato, mas infelizmente não foi possível. “
O jogador dedicou o Prémio “a toda a minha equipa, porque sem eles era impossível ter sido o melhor marcador do Campeonato.”


Portinado, 11 – Salgueiros, 9
Local: Rio Maior
Árbitros: Raul Vital/Luís Alves
Parciais: 3-1. 2-1, 2-4, 4-3
Marcadores Portinado: Evghenii Trubetcoi (1), António Grácio (2), Cristiano Joaquim (3) e Rui Moreira (5)
Marcadores Salgueiros: Pedro Sousa (4), Pedro André (2), Marco Carvalho (1), Diogo Sousa (1) e Ricardo Ferreira (1)

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG