terça-feira, 15 de maio de 2012

Angélica André bate recorde mais antigo da natação portuguesa

Reportagem FPN On-Line "Angélica André bate recorde mais antigo da natação portuguesa"
Angélica André bateu esta tarde o recorde nacional absoluto mais antigo da natação portuguesa, que durava há 29 anos, o dos 1500 metros livres em piscina curta.
A nadadora do Leixões Sport Clube, de 18 anos, nadou a prova mais longa do programa olímpico de piscina, os 1500 metros livres, em 16:46.74, melhorando o máximo nacional absoluto, que era de 16:48.2, e pertencia à nadadora portista Alexandra Silva desde 15 de janeiro de 1983, tendo sido obtido na antiga Piscina das Antas.
O recorde nacional sénior situava-se em 17:00.76 e estava na posse de Teresa Ferreira, do FC Porto, desde 25 de abril de 2004, e tinha sido alcançado em Matosinhos.
Angélica André obteve a marca numa tentativa de recorde nacional, realizada durante o Torneio Nadador Completo que está a decorrer na Piscina Municipal de Lousada.
A nadadora, que já era recordista nacional da mesma distância em piscina longa, dedicou a marca “ao meu pai, que faleceu recentemente, à minha mãe, aos meus treinadores, e aos meus amigos, que estiveram aqui na piscina a apoiar-me”.
Para Angélica André, os próximos objetivos passam pela “melhoria das minhas marcas nas provas de Natação Pura nos Campeonatos Nacionais. Nas Águas Abertas vou nadar na próxima semana o Campeonato Nacional de 10 km pela primeira vez. Vou lutar para estar presente na Qualificação Olímpica que vai decorrer em Setúbal.”
O treinador, Rui Borges, afirmou que “há um ano que sabíamos que a Angélica podia bater este recorde. Na Natação Pura vamos agora tentar alcançar os recordes nacionais dos 800 e 1500 livres em piscina longa. As Águas Abertas são uma aposta e vamos tentar que ela seja uma das duas representant4es portuguesas na prova de Qualificação Olímpica em Setúbal. Vamos lutar pelo apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres. Vai ser difícil, até porque ela nunca nadou a distância de 10km.”
A anterior recordista, Alexandra Silva, revelou que “fiquei muito contente e já dei os parabéns à Angélica e ao seu treinador, o Rui Borges, que foi meu companheiro de equipa e de treinos no FC Porto. Eu e o Rui crescemos juntos na natação e fiquei muito feliz por ter sido uma atleta dele a bater o meu recorde.”
Alexandra Silva afirmou que “nunca esperei que esta marca durasse tantos anos, embora ainda considere que foi um tempo muito bom, tanto mais que só foi batido por dois segundos.”

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG