quarta-feira, 29 de junho de 2011

Clube Fluvial Portuense "A um passo do naufrágio"

Fonte: Revista Correio da Manhã "Notícias de Domingo" Histórias "A um passo do naufrágio" - Por: Renata Jardim

O Clube Fluvial Portuense está em situação de insolvência. O presidente pede união e apoio, em nome dos feitos do clube

"Uma senhora de 90 anos veio ter comigo e entregou-me cinco euros, num envelope. Disse que era tudo o que podia dar, com a reforma que tinha, mas que queria salvar o clube que ajudou os filhos e os netos a crescer. Essa senhora nunca mais saiu do meu pensamento e é por ela que luto pelo Fluvial".

Valentim Miranda assumiu a direcção do Clube Fluvial Portuense em Dezembro de 2010. Por resolver tem a situação de insolvência que o clube atravessa. "É uma situação muito difícil mas eu faço o que faço por amor à camisola. Nado aqui desde criança e não posso deixar o clube numa altura destas", contou à Domingo.

O Clube Fluvial Portuense deve, actualmente, cerca de dois milhões de euros. Os principias credores são a Câmara Municipal do Porto, em cerca de 500 mil euros, e as Finanças.
"É uma dívida avultada, que resulta de uma má gestão do clube, em anos anteriores. Mas não posso apontar culpados, porque acredito que, tal como eu, os meus antecessores tomaram as decisões sempre com vista no melhor interesse do clube", explicou Valentim.

A nova direcção, constituída por ex-atletas do clube, procurou soluções dentro e fora do Fluvial. "Abrimos uma conta solidária e até agora a resposta tem sido muito boa. Os sócios e familiares contribuíram com o que puderam, porque ninguém quer ver o Fluvial morrer. Nós também fizemos mudanças no funcionamento das instalações de maneira a poupar mais dinheiro.
Antes as luzes e o aquecimento das piscinas ficavam ligados durante a noite, porque os treinos acabavam depois da hora de saída do senhor da manutenção. Agora negociámos o horário com o senhor e todos os equipamentos são desligados no fim dos treinos, o que nos permite poupar cerca de 7 mil euros por mês. Desde Dezembro até Junho deste ano, o clube conseguiu pagar 59 mil euros da dívida e pôr os ordenados em dia. "É a prova de que o clube tem potencial e que vamos conseguir ultrapassar esta fase", rematou Valentim.

PROPOSTA DE COMPRA

A 7 de Junho deste ano a Câmara Municipal do Porto apresentou uma proposta para aquisição das instalações do Clube Fluvial Portuense, situadas na rua Aleixo da Mota. Segundo consta no documento, a Câmara do Porto pretende adquirir, por 1,3 milhões de euros, as instalações do clube e transferir para o complexo de piscinas as actividades exercidas na piscina de Campanhã (propriedade da Câmara), assim como as instalações de todos os serviços da Porto Lazer - E.M. O valor de compra seria pago ao clube em seis prestações, num prazo de cinco anos, após a data da sentença de homologação, e saldaria 60% da dívida do clube.

A direcção do Clube Fluvial Portuense não está de acordo com a solução proposta pela Câmara Municipal do Porto e acredita que há outras maneiras de resolver a situação do clube, sem que este seja tão prejudicado. "Achamos que se trata de uma proposta desvantajosa para o clube, uma vez que a Câmara pretende adquirir por 1,3 milhões um património avaliado pelas Finanças em 15 milhões. Entendemos que, dado o serviço que prestamos à comunidade, que a Câmara diz pretender assegurar, é possível chegar a um acordo mais vantajoso para o clube e consequentemente para os portuenses", defendeu Valentim.

"Estamos neste momento a elaborar uma proposta nossa para apresentar à Câmara. Acredito que é possível resolver isto de outra maneira, de forma viável para ambas as partes. Não é uma questão de ir contra a Câmara, mas temos de defender o nosso património", acrescentou. A proposta será apresentada amanhã e discutida em Assembleia Municipal.

O Clube Fluvial Portuense conta com mais de 450 atletas, divididos pelas modalidades de remo, pólo aquático, natação e judo. No final deste ano o clube pretende abrir inscrições para as modalidades de natação sincronizada e triatlo. No entanto, a participação em grandes competições está suspensa e a aposta passa agora pela formação.

"Este é um período de reformulação a todos os níveis. Claro que a situação financeira do clube também não o permite, mas aproveitamos para investir em bons treinadores e na formação dos jovens, enquanto atletas e enquanto pessoas. Daqui a 3 ou 4 anos pretendemos voltar à alta competição, com os atletas bem preparados", explicou o presidente do clube.

Apesar de todas as dificuldades que o clube atravessa, os atletas continuam a dar cartas e, nesta época, os resultados a nível nacional foram bastante satisfatórios, na opinião de Valentim. "Fomos campeões nacionais em remo shell de 8 com timoneiro, a equipa sénior feminina de pólo aquático ficou em segundo lugar na Taça de Portugal e temos alguns recordistas na natação. São resultados muito bons, por parte de atletas excepcionais".
SERVIÇO À POPULAÇÃO

O Clube Fluvial Portuense comemora este ano o seu 135º aniversário. A glória e a história do clube estão bem presentes na vida dos portuenses. "Toda a gente conhece o Fluvial. Não há complexo como este em mais lado nenhum e muita gente cresceu aqui. Nós prestamos um serviço à comunidade, ajudamos muitos jovens, sempre com o pensamento na formação do carácter. Queremos bons atletas mas também queremos boas pessoas. E é essa formação e o gosto pelo desporto que nos une a todos e que aproxima a comunidade portuense do clube".

Diariamente são registadas entre 650 e 700 entradas nas piscinas do complexo. Neste momento o clube tem 600 crianças inscritas em aulas de natação. Cerca de 80 pessoas com deficiências motoras têm acesso livre às piscinas, para fins de reabilitação ou de lazer.

"Antes a Segurança Social comparticipava. Em Dezembro cortaram o apoio, mas eu não consegui deixá-los sem acesso à piscina. Falei com os meus colaboradores e todos concordaram em prestar auxílio a quem mais precisa", contou Valentim. A situação actual do clube fez nascer um movimento de sócios, simpatizantes e antigos atletas, que agora se unem em iniciativas para angariação de fundos.

Ex-atletas como Rosa Mota e Rui Veloso aderiram à causa. Valentim Miranda agradece o apoio: "Felizmente, estamos todos juntos por esta causa. É preciso união. Temos de salvar o Fluvial".

NOTAS
SÓCIOS
O Clube Fluvial Portuense conta, actualmente, com cerca de 3700 sócios efectivos.
FORMAÇÃO
O clube tem protocolos com a PSP, Polícia Marítima e Instituto de Socorros a Náufragos.
SERVIÇOS
Para além das modalidades desportivas o clube também tem aulas de natação para bebés e hidroginástica.

Link deste vídeo


Link deste vídeo



Link da reportagem RTP

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG