sábado, 2 de abril de 2011

Inauguração do CAR de Rio Maior

O Centro de Alto Rendimento de Rio Maior foi oficialmente inaugurado no dia 31 de Março de 2011, numa cerimónia que teve a presença do presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, do presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Luís Sardinha, e de inúmeras individualidades da área desportiva.
Os convidados puderam observar novos métodos de avaliação fisiológica e técnica de nado, nomeadamente a avaliação do consumo de oxigénio, treino específico de força, filmagens na piscina e avaliação de força.
No final foi assinado o protocolo entre a Federação Portuguesa de Natação, a Câmara de Rio Maior e o Instituto do Desporto de Portugal.

O presidente da Federação Portuguesa de Natação começou por afirmar que é “um orgulho para a FPN a data que hoje comemoramos. A FPN faz jus ao esforço que foi desenvolvido pelo governo da República, através da secretaria de Estado, pela própria Câmara e pelo concelho de Rio Maior. Mas, atendendo às dificuldades por que passámos ao longo de anos em tantas e tantas modalidades, por esse país fora e percebermos que, se do ponto de vista político, a introdução de uma rede nacional de centros de alto rendimento traz mobilidade, condições e aposta em equipamentos e infra-estruturas que até aqui andavam arredios não só dos atletas como da maior parte dos treinadores portugueses, por outro lado percebemos que o ‘day after’ será porventura mais complicado.”

Paulo Frischknecht lembrou que “a Federação Portuguesa de Natação há dois ciclos olímpicos que utiliza este centro de alto rendimento. A FPN orgulha-se de poder partilhar estes benefícios, regalias e equipamentos com outras modalidades. Fê-lo no passado e fá-lo no presente. Jamor, Rio Maior e Montemor-o-Velho são exemplos conseguidos daquilo que a comunidade aquática deverá reconhecer como um esforço deste governo e de anteriores, bem como a visão e partilha do executivo camarário actual e do anterior.”
Para o dirigente, “é com essa ilusão de futuro que devemos desempenhar os cargos e as funções que nos estão atribuídos e por isso mesmo, do ponto de vista pessoal, é evidente que no momento em que se fala tanto numa geração à rasca, eu quase que me atrevo a dizer que, de facto, hoje em dia a geração de desportistas, de praticantes, de atletas, deverá ficar à rasca com as condições que lhes são proporcionadas. Se compararmos com as gerações anteriores, que garantiram o actual estado de coisas e principalmente se percebermos que eles são apoiados no dia-a-dia, são incentivados regularmente, têm bolsas, têm incentivos, têm prémios, e têm as condições que todos nós observámos no caso das disciplinas aquáticas e ficarão à rasca se não entregarem os resultados desportivos que todos esperamos. Para a FPN é uma satisfação enorme partilhar e celebrar este momento e esperar que a exemplo do que os dez anos anteriores ditaram, os próximos dez anos venham a confirmar a consolidação do modelo conseguido. “
Paulo Frischknecht salientou “da parte da Federação Portuguesa de Natação, da parte da comunidade aquática, um agradecimento muito especial à Câmara de Rio Maior, ao governo da República e também ao nosso parceiro institucional, ao nosso principal financiador, o Instituto do Desporto de Portugal.”
A presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, afirmou que “este é mais um passo para que Rio Maior se constitua como a verdadeira capital do desporto, a capital desportiva do país. Um desporto a pensar no futuro.”
Para a dirigente camarária, ”o Centro de Alto Rendimento consolida um modelo de treino e uma estadia desportiva. O centro de alto rendimento de natação junta-se assim a outras valências que o Centro de Estágio de Rio Maior oferece ao desporto nacional e internacional, como elemento diferenciador na preparação de equipas e atletas para o alto rendimento e para a alta competição.”
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, referiu que “o governo “olha para Rio Maior como um dos maiores centros de preparação desportiva e que teve a coragem de ser o primeiro. Nesta instalação está não apenas o que há de mais moderno em termos de meios técnicos para o treino da natação, mas traz melhores condições de treino generalizado, que servirão para outros atletas. “

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG