
Paulo Frischknecht lembrou que “a Federação Portuguesa de Natação há dois ciclos olímpicos que utiliza este centro de alto rendimento. A FPN orgulha-se de poder partilhar estes benefícios, regalias e equipamentos com outras modalidades. Fê-lo no passado e fá-lo no presente. Jamor, Rio Maior e Montemor-o-Velho são exemplos conseguidos daquilo que a comunidade aquática deverá reconhecer como um esforço deste governo e de anteriores, bem como a visão e partilha do executivo camarário actual e do anterior.”
Para o dirigente, “é com essa ilusão de futuro que devemos desempenhar os cargos e as funções que nos estão atribuídos e por isso mesmo, do ponto de vista pessoal, é evidente que no momento em que se fala tanto numa geração à rasca, eu quase que me atrevo a dizer que, de facto, hoje em dia a geração de desportistas, de praticantes, de atletas, deverá ficar à rasca com as condições que lhes são proporcionadas. Se compararmos com as gerações anteriores, que garantiram o actual estado de coisas e principalmente se percebermos que eles são apoiados no dia-a-dia, são incentivados regularmente, têm bolsas, têm incentivos, têm prémios, e têm as condições que todos nós observámos no caso das disciplinas aquáticas e ficarão à rasca se não entregarem os resultados desportivos que todos esperamos. Para a FPN é uma satisfação enorme partilhar e celebrar este momento e esperar que a exemplo do que os dez anos anteriores ditaram, os próximos dez anos venham a confirmar a consolidação do modelo conseguido. “
Paulo Frischknecht salientou “da parte da Federação Portuguesa de Natação, da parte da comunidade aquática, um agradecimento muito especial à Câmara de Rio Maior, ao governo da República e também ao nosso parceiro institucional, ao nosso principal financiador, o Instituto do Desporto de Portugal.”A presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, afirmou que “este é mais um passo para que Rio Maior se constitua como a verdadeira capital do desporto, a capital desportiva do país. Um desporto a pensar no futuro.”
Para a dirigente camarária, ”o Centro de Alto Rendimento consolida um modelo de treino e uma estadia desportiva. O centro de alto rendimento de natação junta-se assim a outras valências que o Centro de Estágio de Rio Maior oferece ao desporto nacional e internacional, como elemento diferenciador na preparação de equipas e atletas para o alto rendimento e para a alta competição.”
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, referiu que “o governo “olha para Rio Maior como um dos maiores centros de preparação desportiva e que teve a coragem de ser o primeiro. Nesta instalação está não apenas o que há de mais moderno em termos de meios técnicos para o treino da natação, mas traz melhores condições de treino generalizado, que servirão para outros atletas. “
Sem comentários:
Enviar um comentário