segunda-feira, 12 de abril de 2010

Termina Campeonato Nacional de Juniores e Seniores


Na tarde da última jornada do Campeonato Nacional de Juniores e Seniores que decorreu no Complexo Olímpico de Piscinas em Coimbra foram obtidos mais dois recordes nacionais do escalão júnior e uma marca de acesso ao Europeu de Juniores.
Gustavo Santa, nadador do Litoral Alentejano, bateu o recorde nacional júnior dos 800 metros livres, ao sagrar-se campeão nacional do seu escalão com 8:16.53, marca que constitui mínimo de acesso ao Europeu de Juniores. Fernando Costa era o anterior recordista, com 8:16.64, tempo que datava já de 2003.
A equipa feminina júnior do Sporting estabeleceu um novo recorde nacional na prova de 4x100 metros estilos, com 4:28.33, abaixo do anterior máximo, que era de 4:32.37 e já pertencia ao clube. A estafeta foi composta por Inês Agostinho, Maria Carolina Rosa, Filipa Tiago e Mafalda Beleza.
O sportinguista Alexis Santos voltou a obter mínimos para o Europeu de Juniores na prova de 50 costas, ao vencer o seu escalão em 26.88.
Em termos individuais, os dois nadadores com mais medalhas são ambos do escalão júnior. Alexis Santos obteve seis medalhas de ouro e Ana Pinho Rodrigues (Estamos Juntos) cinco títulos máximos. Em masculinos seguiram-se o júnior Gustavo Santa, com quatro de ouro e duas de prata, e Adriano Niz (SL Benfica), com três de ouro e uma de prata. Marta Marinho e Sara Oliveira, ambas do FC Porto/Dolce Vita, atingiram quatro medalhas de ouro cada uma.
A nível colectivo, no escalão júnior o Sporting Clube foi o clube com maior número de medalhas, tendo conquistado um total de 34 (21 de ouro, oito de prata e cinco de bronze).
Em seniores, o domínio foi do FC Porto/Dolce Vita, que somou 30 medalhas (17 de ouro, dez de prata e três de bronze).
Nos três dias de competição foram estabelecidos seis recordes nacionais absolutos, nove máximos nacionais do escalão júnior, um recorde sénior, sete mínimos para o Europeu absoluto e 11 mínimos para o Europeu de juniores.

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG