domingo, 13 de dezembro de 2009

Europeu de Istambul fecha com o 12.º recorde nacional


Diogo Carvalho bateu o recorde nacional absoluto dos 50 metros mariposa, a quinta marca nacional que obteve no 13.º Campeonato da Europa de piscina curta que hoje encerra em Istambul.
O olímpico português fez o tempo de 23.63, melhorando o registo de 23.75 que já era seu desde o mês passado. Diogo Carvalho ficou classificado na 32.ª posição nas eliminatórias.
Nos 200 livres, Adriano Niz foi o nadador português com melhor registo. Terminou em 26.º, com o novo recorde pessoal de 1:46.05. César Faria e Luís Pinto assinalaram ambos a mesma marca de 1:47.08, correspondente ao 31.º posto. Para César, trata-se de um novo máximo pessoal. Luís Vaz foi 41.º, com 1:48.01, o melhor tempo de sempre do nadador de Famalicão.
Tiago Venâncio é o recordista nacional absoluto, com 1:45.70, alcançado no mês passado em Espanha.

Durante os quatro dias de competição na Turquia, a Selecção Nacional bateu onze recordes nacionais absolutos e um recorde sénior:
Adriano Niz (200 costas)
Alexandre Agostinho (50 livres; 100 livres por duas vezes)
Diana Gomes (100 bruços)
Diogo Carvalho (50 mariposa, 200 estilos por duas vezes; 400 estilos, 200 mariposa)
Fábio Pereira (400 livres)
Recorde sénior:
(Diana Gomes, 50 bruços).
Portugal marcou a presença em quatro finais, por intermédio de Diogo Carvalho (200 estilos, 400 estilos e 200 mariposa) e Alexandre Agostinho (100 livres) e duas meias-finais (Alexandre Agostinho, 50 e 100 livres).

Rui Magalhães: “Europeu marcante para a Natação Portuguesa”
O Seleccionador Nacional considera que a competição de Istambul foi “marcante para a Natação Portuguesa. O melhor da década, que só encontra paralelo no Europeu de Lisboa.”
“A concretização de quatro finais, duas meias-finais, mais de uma dezena de recordes nacionais, a que acresce mais de meia dúzia de melhores marcas pessoais, traduz um sucesso abrangente desta Selecção.”
Para o responsável técnico, “a conquista de três finais, uma das quais inédita, acompanhada de sucessivos recordes nacionais, coloca o Diogo Carvalho num patamar elevado na natação europeia, consolidando todo o excelente trabalho desenvolvido. Estar sistematicamente entre os melhores, e saúda-se igualmente a entrada do Alexandre Agostinho neste grupo, é o primeiro passo para voos mais elevados, para ambos, e referências para os que lhes sucedem.”
Rui Magalhães afirmou que o Europeu “marca simultaneamente o fecho de um ciclo – fim dos badalados fatos-de-banho – de que a Natação Nacional também tirou os devidos proveitos, como ficou demonstrado nos recentes Campeonatos Nacionais, embora de forma menos explosiva que no plano mundial, mas acompanhando essa tendência. Este é um dado incontornável, que alguns agentes tentam denegrir, desvalorizando todo o trabalho desenvolvido por treinadores e nadadores, como fazendo crer que as suas evoluções se devem apenas a ‘um pedaço de borracha’.”
O Seleccionador considera que a partir de Janeiro “se abre uma nova era, mais estimulante para todos, mas que servirá de inolvidável desafio a todos os nadadores, assim sejam persistentes.”

- Resultados em Directo do Europeu de Istambul’09
- Start-List & Resultados do Europeu de Istambul’09
- Entry-List Europeu de Istambul’09
- Site Oficial dos Campeonatos da Europa de Piscina Curta Istambul’09

Reportagem FPN On-Line: "Europeu de Istambul fecha com o 12.º recorde nacional"

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG