domingo, 20 de setembro de 2009

Natação Pura Artigos Técnicos - Comparação de dois métodos para a determinação do volume corporal, bottle buoyancy e pesagem hidrostática

Ricardo Rosa, Marta Martins, Hugo Louro, António Moreira - Escola Superior de Desporto de Rio Maior Instituto Politécnico de Santarém

Introdução

Ao longo dos tempos tem sido utilizado uma variedade de métodos para calcular e determinar a composição corporal. Esses métodos variam em custos e complexidade, sendo geralmente caros e de complexa aplicação, tornando-os inacessíveis para a maioria dos treinadores e técnicos de desporto (Gulick & Geigle, 2003).

A procura de uma técnica com baixo custo e eficácia clínica como um método simples da análise da gordura de corpo foi assunto de muita pesquisa. Katch, Hortobagyi & Denahan (1989), introduziram um método para avaliar a composição corporal conhecida por Bottle Buoyancy (BB) em alternativa à Pesagem Hidrostática (HP) pois este tem sido reconhecido por muito tempo como um método de confiança e válido para a avaliação da composição do corporal.

O BB consiste num recipiente de plástico rígido de 7,57 litros, similar a um garrafão dos refrigeradores de água, e num cilindro graduado e tem por base os princípios da HP.

Ou seja, o BB tem como base de funcionamento os princípios da Lei de Arquimedes (287-212 AC) sobre a impulsão. A técnica do BB já foi testada com um garrafão de 7,57 litros e um garrafão rígido de 11 litros, mas não foram testados mais tamanhos de garrafões.

A intenção do presente estudo foi validar outro tamanho de garrafão (garrafão de 5 litros, por ser um objecto do quotidiano e de fácil acesso) através da comparação do volume corporal medido na HP e no BB e também, um sistema de válvulas para facilitar a recolha de dados, na técnica do BB.

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG