quarta-feira, 29 de julho de 2009

4º dia Campeonato do Mundo "Alexandre Agostinho bate recorde nacional"

Alexandre Agostinho bateu hoje o recorde nacional absoluto dos 100 metros livres e Diogo Carvalho ficou a um lugar e dez centésimos de segundo da qualificação para as meias-finais dos 200 metros estilos, no 13.º Campeonato do Mundo que está a decorrer na capital italiana.
O velocista algarvio fez a marca de 49.50 (45.º lugar), superando por nove centésimosde segundo o recorde nacional (49.59) que pertencia a Tiago Venâncio e tinha sido estabelecido em 2004. Alexandre Agostinho tinha como melhor marca pessoal, que correspondia ao recorde sénior, o tempo de 49.66. Paulo Santos também nadou as eliminatórias no seu melhor registo de sempre, 50.69, que correspondeu ao 56.º posto. O recorde pessoal anterior situava-se em 50.69.Nos 200 estilos, Diogo Carvalho ficou classificado em 17.º lugar (1.º suplente para as meias-finais), com 2:00.05, ligeiramente acima do recorde absoluto que detém desde Abril e que é de 1:59.96. O tempo de acesso às meias-finais fechou em 1:59.95, marca alcançada pelo lituano Martin Liivamagi.
Carlos Almeida registou um novo recorde pessoal na distância de 200 estilos, que nadou em 2:01.78 (36.º). Até hoje, o nadador tinha como melhor registo 2:03.32.
Portugal vai estar representado nas eliminatórias de amanhã por Pedro Oliveira (200 costas), Diana Gomes (200 bruços) e Carlos Almeida (200 bruços).
Alexandre Agostinho: “Estava à espera de mais”
No final da prova o nadador algarvio não mostrava um semblante muito satisfeito, embora tivesse batido o recorde absoluto. Alexandre Agostinho confessou que “esperava mais, estava a contar baixar dos 49 segundos. Com 48.99 já ficava contente, mas se calhar passei rápido de mais aos 50 metros e depois paguei a factura no final, porque os últimos 25 metros custaram muito.” Para o velocista, a marca que registou na passagem aos 50 metros (22.97) “demonstra que estou bem, estou confiante que posso alcançar uma boa marca na prova de 50 livres.”A estreia em Campeonatos do Mundo está a ser “impressionante. Este Campeonato está muito forte, mais forte do que os Jogos Olímpicos. Estão a ser batidos recorde do mundo em quase todas as finais e meias-finais, mas isso acaba por banalizar as marcas.” Alexandre Agostinho é a favor da restrição no uso de fatos decretada ontem pela Federação Internacional (FINA), mas considera que “não era preciso ter sido tão drástico. Bastava obrigar os fatos a serem de têxtil, não era preciso voltar aos fatos por cima do joelho.”
Resultados dos Nadadores Portugueses
Resultados do Mundial
Dossier de Imprensa
Site oficial do Mundial
Site oficial da FINA sobre o Mundial
- Reportagem AN On-Line: "1º Dia - 13.º Campeonato do Mundo"
- Reportagem AN On-Line: "2º dia - 13.º Campeonato do Mundo"
- Reportagem AN On-Line: "3º dia Campeonato do Mundo"
- Reportagem FPN On-Line 1º dia: "Natação iniciou Mundial"
- Reportagem FPN On-Line 2º dia: "Faria e Oliveira próximos dos recordes nacionais"
- Reportagem FPN On-Line 3º dia eliminatórias: "Mundial de Roma: Pedro Oliveira nas meias-finais com recorde"
- Reportagem FPN On-Line 3º dia: "Mundial de Roma: Pedro Oliveira em 14.º"
- Reportagem FPN On-Line 4º dia: "Mundial de Roma: Alexandre Agostinho bate recorde nacional"
- Resultados Roma’09:
- Natação Pura
- Águas Abertas
- Pólo Aquático
- Saltos
- Sincro
- Vídeos do Mundial de Roma no YouTube
Galeria de Fotos
26 de Julho
27 de Julho
28 de Julho - Eliminatórias
Dia 28 de Julho - Finais e Meias-Finais
29 de Julho

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG