segunda-feira, 27 de julho de 2009

2º dia - 13.º Campeonato do Mundo

César Faria (200 livres) e Pedro Oliveira (100 costas) ficaram hoje próximos dos recordes nacionais absolutos nas respectivas provas, no segundo dia de competição no 13.º Campeonato do Mundo que está a decorrer em Roma até domingo.
César Faria, que tinha como melhor marca pessoal o registo de 1:50.03, tornou-se o segundo nadador português mais rápido de sempre na distância de 200 metros livres, ao fazer a marca de 1:49.53 (44.º lugar). Só o recordista nacional (1:49.02) Tiago Venâncio tem um tempo melhor, obtido em 2007. Jorge Maia nadou as eliminatórias na pista ao lado de César Faria e terminou em 1:50.79, marca acima do seu recorde pessoal de 1:50.10 e que correspondeu ao 53.º posto.
Pedro Oliveira melhorou a marca pessoal e ficou próximo do recorde nacional absoluto que pertence a Nuno Laurentino na prova de 100 metros costas, aquela em que é mais fraco. O nadador que está a estudar e treinar nos Estados Unidos realizou o tempo de 56.69 nas eliminatórias, abaixo do máximo pessoal de 56.96 obtido no Mundial de Melbourne, realizado em 2007. Pedro Oliveira, que ficou classificado na 47.ª posição, ficou perto do recorde de 56.56 que data de 1995.
Nos 100 metros bruços, Diana Gomes acabou em 37.º com 1:09.83, uma marca próxima do seu recorde absoluto (1:09.47). Marisa Brito classificou-se em 50.º lugar, tendo efectuado um registo de 1:11.06, acima do seu melhor tempo de sempre (1:09.95).
Portugal vai estar representado por três nadadores nas eliminatórias de amanhã: Diogo Carvalho e Pedro Oliveira vão nadar os 200 metros mariposa e Fábio Pereira participa nos 800 livres.
César Faria: “Queria fazer uma marca deste nível”
O nadador de Leiria, que teve a mãe, o treinador (João Paulo Fróis) e três colegas de equipa (Ivo Almeida, Manuel Cordeiro e Andreia Vanessa) a apoiá-lo na bancada, afirmou que “queria fazer uma marca deste nível, mas como era a primeira prova, não sabia como ia correr. Senti-me bem durante toda a prova, comecei rápido, consegui manter o ritmo, e acabei com garra.”César Faria realizou a segunda melhor marca de sempre de um nadador português, mas quando questionado sobre a possibilidade de bater o recorde nacional revela que “agora não quero pensar muito nisso. Quero sempre melhorar as minhas marcas…”O internacional português estreou-se num Campeonato do Mundo e confessa que a maior diferença que notou foi “o público. As bancadas estão com público mesmo durante as eliminatórias.”César Faria dedicou a marca obtido a “todos os que me apoiaram. São muitos…”.
Resultados dos Nadadores Portugueses
Resultados do Mundial
Dossier de Imprensa
Site oficial do MundialSite oficial da FINA sobre o Mundial
Galeria de Fotos
26 de Julho
27 de Julho
Reportagem AN On-Line: "1º Dia - 13.º Campeonato do Mundo"
Reportagem FPN On-Line 1º dia: "Natação iniciou Mundial"
Reportagem FPN On-Line 2º dia: "Faria e Oliveira próximos dos recordes nacionais"

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG