sábado, 7 de fevereiro de 2009

Michael Phelps reitera pedido de desculpa por consumo de cannabis

Foto publicada pelo tablóide britânico "News of the World"
Reportagem PÚBLICO/Lusa: (
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1359004&idCanal=56)
O nadador norte-americano Michael Phelps, fotografado a consumir cannabis, reiterou ontem que não está "orgulhoso" do seu comportamento, que qualificou de "estúpido".
As autoridades policiais da Carolina do Sul abriram uma investigação policial, que pode dar multa e até pena de prisão por posse de droga.
"Obviamente, faltou-me discernimento e é uma coisa de que não estou orgulhoso.
Sempre tirei lições dos erros que cometi na minha vida.
Tenho a intenção de fazer o mesmo após o sucedido", indicou Phelps, em declarações ao diário da sua cidade, o “Baltimore Sun”, após um treino.
"Foi estúpido e não voltará a acontecer", assegurou o nadador, que no Verão de 2008 conquistou oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Foi a sua primeira entrevista desde domingo, dia em que foi publicada por um tablóide britânico, o “News of the World”, uma fotografia em que Phelps aparece a fumar cannabis através de um cachimbo de água. A foto foi tirada em Novembro de 2008, durante uma festa universitária.
Phelps apressou-se a reconhecer que era ele quem surgia na foto e, num comunicado divulgado no próprio dia da publicação da foto, apresentou um pedido de desculpas.
Ontem, acrescentou que não é um utilizador regular daquela substância psicotrópica. Muito se tem especulado sobre as consequências desportivas e financeiras daquele acto agora tornado público, mas desde que a polémica estalou, tanto o Comité Olímpico Internacional como algumas das empresas que patrocinam o nadador, como a Omega a e a Speedo, já vieram a público declarar que mantêm a sua confiança no atleta.
Ainda assim, Phelps, que se tornou em Pequim o atleta com mais medalhas de ouro conquistadas numa só edição dos Jogos Olímpicos, pode vir a ser alvo de um processo legal, uma vez que as autoridades do estado da Carolina do Sul abriram uma investigação policial, dado que a posse de droga é punível com multa e pena de prisão de 30 dias.
Não é a primeira vez que Phelps é apanhado com o pé em falso. Há quatro anos, o nadador, então com19 anos, teve de declarar-se culpado por conduzir em estado de embriaguez, alguns meses depois de ter ganho seis medalhas de ouro e duas de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas. Também na altura o “tubarão de Baltimore” apresentou um pedido público de desculpas.

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG