quinta-feira, 18 de abril de 2013

Resultados do Campeonato Nacional de Longa Distância (Rio Maior)

Mário Bonança (Sporting) venceu, em Rio Maior, a prova de absolutos de 5000 metros do Campeonato Nacional de Longa Distância de águas abertas com uma nova melhor marca de sempre de absolutos e seniores em 54:45.61. O anterior máximo (55:06.14) já pertencia ao nadador desde Abril de 2012.
Vasco Gaspar (SFUAP) foi segundo classificado, com 55:57.46, em seniores e absolutos, Tiago Oliveira (Leixões) terminou na terceira posição do escalão de seniores com 56:37.59 e Rafael Gil (Naval Amorense) garantiu o terceiro lugar de absolutos e a vitória em juniores com 56:15.31, naquela que é a melhor marca de sempre deste escalão, onde Pedro Bessa (Vilacondense) foi segundo (59:24.18) e João Costa (Sporting) terceiro (1:01:54.13).

Resultados
Fotos do Campeonato Nacional de Longa Distância

Florbela Machado (Columbófila Cantanhedense) venceu, a prova feminina de 5000 metros de absolutos do Campeonato Nacional de Longa Distância de águas abertas com a melhor marca de sempre de absolutos e seniores. A nadadora do clube de Cantanhede registou o tempo de 57:53.99, superando a anterior marca (58:10.00) que já lhe pertencia desde Fevereiro deste ano (Coimbra). Angélica André (Leixões) foi segunda classificada com 1:00:09.46 e Júlia Lopes (Viver Santarém) terceira com 1:01:55.89, em seniores e absolutos.

No escalão de juniores (5000 metros), a vitória pertenceu a Mariana Guerra (Columbófila Cantanhedense) que terminou a prova com o tempo de 1:03:46.24. Cecília Almeida (GesLoures), com 1:04:31.81, e Clarisse Lopes (Viver Santarém), com 1:05:19.78, foram segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Maria Beatriz Dias (Viver Santarém) venceu a prova de juvenis de 3000 metros do Campeonato Nacional de Longa Distância de águas abertas, com o tempo de 38.33.15. A nadadora do clube de Santarém conseguiu ganhar vantagem na segunda parte da prova sobre Beatriz Ranito, do Sporting, que acabaria na segunda posição com o registo de 38:55.26. Ana Mafalda Duarte (Columbófila Cantanhedense) garantiu o terceiro lugar com 41:29.26.

“Já vinha com expectativas de bater o recorde, de baixar a barreira dos 55 minutos, depois de ter sido campeão nacional nos 1500 e 800 metros livres nos últimos Nacionais em Coimbra”, afirmou o nadador do Sporting, que espera conseguir a melhor resultado de sempre nos próximos Mundiais em Barcelona. “Vou trabalhar para os Campeonatos do Mundo na distância dos 5000 metros. É uma prova complicada onde espero fazer o melhor possível e conseguir a melhor classificação portuguesa de sempre (14.º lugar) ou ficar no primeiro terço da tabela”, referiu o atleta leonino.

“Esperava bater o meu recorde pessoal. Arrisquei, fui com os melhores e tentei a sorte. Tive raça e senti-me muito bem, foi muito fixe ter feito a melhor marca júnior”, disse Rafael Gil, que espera nos Nacionais de Verão “melhorar os recordes pessoais e ir ao pódio”.

“Não estava à espera de baixar os 58 minutos, uma vez que o pico de forma foi nos Nacionais de Coimbra há duas semanas, mas acabei por conseguir”, afirmou Florbela Machado, que tem pela frente “20 semanas de trabalho” para se preparar para os Europeus juniores e Open da Catalunha de águas abertas e Mundiais de juniores de natação pura.

Correu bem, apesar de ter «adormecido» um bocado na prova e por isso podia ter corrido ainda melhor”, referiu Mariana Guerra, que ficou sensibilizada com o abraço de Florbela Machado no final dos 5000 metros. “É sempre bom saber que temos colegas de equipa como a Florbela que nos ajudam”, disse a nadadora júnior da Columbófila Cantanhedense que promete “trabalhar para estar em forma nos Nacionais”.

A prova correu-me bem, mas a Beatriz Ranito ajudou-me muito pois acabou por puxar muito por mim. A meio da prova não consegui manter o meu ritmo, mas depois consegui aumentar”, afirmou Maria Beatriz Dias, que espera conseguir nos Nacionais de Verão, do seu escalão, “melhorar os resultados de Inverno, se possível um lugar no pódio”.

Resultados da A prova de promoção de águas abertas 5.0
A prova de promoção de águas abertas 5.0 realizou-se, esta manhã, na piscina olímpica de Rio Maior e contou com a participação de 246 atletas em representação de 14 clubes, num ambiente de grande convivência e de salutar competitividade.

Este evento, para cadetes e infantis, destinou-se a promover a prática da natação e dar a conhecer a disciplina de águas abertas a jovens nadadores, num fim-de-semana em se realizou também, no mesmo local, o Campeonato Nacional de Longa Distância.

Ficheiros:
Resultados das eliminatórias
Resultados das finaisFotos da Prova de Promoção 5.0 de águas abertas

Rankings Nacionais Actualizados após o Campeonato Nacional de Longa Distância de Rio Maior
Após a conclusão do Campeonato Nacional de Longa Distância, realizado na piscina olímpica de Rio Maior, Mário Bonança (Sporting) reforçou a liderança do ranking nacional de absolutos de 5km masculinos, com a marca de 54.45.61 (Rio Maior, 2013), o mesmo acontecendo com Florbela Machado (Columbófila Cantanhedense) no sector feminino com o registo de 57.53.99 (Rio Maior, 2013).

Em juvenis, Alexandre Coutinho (Columbófila Cantanhedense) assumiu o primeiro posto nos 3km, com o tempo de 34.04.38 (Rio Maior, 2013), e Mariana Guerra (Columbófila Cantanhedense) mantém-se no topo feminino com 37.25.43 (Coimbra, 2012).

Ficheiros:

ranking_nacional_5km_absoluto_masculino

ranking_nacional_5km_absoluto_feminino

ranking_nacional_3km_juvenil_masculino

ranking_nacional_3km_juvenil_feminino

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG