terça-feira, 21 de agosto de 2012

Águas Abertas - Resultados 1.º Campeonato do Mundo de juniores

Realizou-se nos dias 16 a 19 de Agosto no The Welland International Flatwater Centre (Niágara – Canadá), a 1ª edição do Campeonato do Mundo Júnior de águas abertas.
A Florbela Machado classificou-se em 9.º lugar na prova dos 5km, a apenas seis segundos da medalha de bronze.
A internacional lusa esteve sempre no grupo da frente, formado por 15 das 36 nadadoras participantes, e que nos últimos mil metros ficou reduzido a dez atletas. Florbela Machado lutou pelas medalhas até ao fim e a 100 metros da chegada estava a menos de um metro da 3.ª classificada. As nadadoras chegaram muito juntas e entre o 4.º e o 10.º lugar a diferença é de apenas dois segundos.
A nadadora portuguesa percorreu os 5km em 1:00:33.4, numa prova que foi ganha pela sul-africana Michelle Weber (1:00:05.6), seguida das germânicas Lena-Sophie Bermel (1:00:08.0) e Patricia-Lucia Wartenberg (1:00:27.0).
A prova foi disputada num canal fechado, sem ondulação nem correntes, e com a temperatura da água nos 25 graus.
A Angélica André classificou-se hoje no 8.º lugar na prova de 7,5km, a nadadora de Matosinhos terminou o percurso em 1:31:59.1, numa prova que teve como vencedora a chinesa Yu Shi (1:31:41.7), seguida da russa Anastasia Krapivina (1:31:42.8) e da mexicana Lizeth Rueda Santos (1:31:45.7).
Angélica André começou muito bem a prova, passou a 1.ª volta em primeiro lugar, a liderar um grupo de 15 nadadoras. Na segunda volta o grupo já estava reduzido a 11 atletas e a internacional ocupava a 5.ª posição. No último trajeto, as nadadoras continuavam muito juntas e nos metros finais Angélica André conseguiu ultrapassar duas nadadoras, uma chinesa e uma americana.
Portugal encerrou a participação no Mundial, no qual obteve uma excelente prestação, depois do 9.º lugar obtido ontem por Florbela Machado, que ficou a seis segundos da Medalha de Bronze.

Florbela Machado: “Dei tudo”
Florbela Machado contou que a prova foi disputada “num ritmo muito forte, principalmente na segunda volta. Lutei para aguentar o ritmo e nunca descolar da frente. Nos metros finais dei tudo o que tinha para obter a melhor classificação possível. Não sabia em que lugar estava no grupo só no fim percebi que tinha ficado tão perto das medalhas… “
A nadadora, que realizou a segunda prova internacional depois dos Europeus de juniores disputados no mês passado e nos quais obteve o 19.º posto, vai continuar a apostar nas Águas Abertas, “um mundo com muito ainda para descobrir.”

Angélica André: “Foi espetacular!”
A nadadora portuguesa, que participou pela terceira vez numa prova internacional, não escondia a alegria: “Foi espetacular! Estava à espera de terminar nas 16 primeiras e ficar em 8.º foi muito bom. Lutei até ao fim, dei tudo e consegui aguentar o ritmo.”
Para Angélica André, o resultado de hoje, é “mais uma motivação para continuar a treinar e a dedicar-me a esta disciplina.”

Site do Mundial

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG