terça-feira, 6 de setembro de 2011

Águas Abertas - Selecção compete no Europeu em Israel

A Selecção Nacional de Águas Abertas, composta por quatro nadadores, vai participar a partir de amanhã e até domingo no Campeonato da Europa, no Mar Vermelho, em Eilat (Israel).
Antes do Europeu, a Selecção realizou dois estágios, ambos no Centro Nacional de Preparação Desportiva, em Montemor-o-Velho. Entre os dias 19 e 26 de Agosto os nadadores realizaram uma Concentração de Preparação Específica e de 29 de Agosto a 2 de Setembro efectuaram um Estágio de Preparação Final.
O evento vai ter a presença de nadadores de 21 países. As provas terão lugar no Mar Vermelho com a temperatura da água a rondar os 25/26 graus.
O Seleccionador Nacional, José Manuel Borges, considera que “a competição vai ter um nível elevadíssimo, como podemos constatar pelos 21 países inscritos e a presença dos melhores atletas mundiais. A atestar isso mesmo está o facto dos nadadores europeus terem ganho 17 das 21 medalhas em disputa no recente Campeonato do Mundo disputado no passado mês de Julho em Xangai, vencendo 5 dos 7 títulos em disputa.
Para o responsável técnico, “depois de cumprido um último período de preparação em Montemor-o-Velho, executado sem limitações por todos os atletas seleccionados, as expectativas são as melhores”. “No entanto”, alerta José Manuel Borges, “devemos ser realistas. Todos os atletas competirão na prova de 10Km, dividindo-se depois pelas provas de 25Km (com duas estreias nesta distância) e 5Km. Dadas as características da prova e a qualidade dos atletas inscritos, resultados na primeira metade da tabela seriam muito positivos.
O Seleccionador acrescentou que “realizámos no passado mês o Campeonato Nacional de Águas Abertas em condições (de temperatura) muito semelhantes às que vamos agora encontrar e chegámos ao momento de avaliar o trabalho efectuado ao longo de toda a época”.
Nuno Dias, Técnico da Federação responsável pela organização de eventos, foi convidado pelo comité organizador do Europeu para desempenhar as funções de locutor. Nuno Dias considera que é “uma honra e um orgulho enquanto português estar na mais importante competição europeia de águas abertas e poder desempenhar uma função no organismo que superintende a natação continental. É uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento das águas abertas.

Selecção Nacional:
Arseniy Lavrentyev (Algés): 10Km e 25Km
Vasco Gaspar (União Piedense): 10Km e 5Km
Hugo Ribeiro (Gespaços): 10Km e 25Km
Daniela Pinto (Vitória de Guimarães): 10Km e 25Km
O enquadramento técnico:treinador nacional, Viatcheslav Poliakov, pelo treinador Miguel Frischknecht (Algés) e pela fisioterapeuta Joana Miranda

Programa de provas:
Quarta-feira, 7 Setembro
08h00 – 10km Femininos
11h00 – 10km Masculinos
Sábado, 10 Setembro
10h00 – 5km Masculinos (Contra-relógio)
Domingo, 11 Setembro
07h00 – 25km Masculinos
07h10 – 25km Femininos

Site do Europeu

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG