quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pólo Aquático - Amadora é campeã nacional feminina

A equipa feminina do Clube de Natação da Amadora sagrou-se no passado dia 28 de Maio, campeã nacional de pólo aquático, o segundo título da história do clube, depois da conquista na época de 2001/2002. A Amadora venceu o segundo jogo da Final do Play-off frente ao Salgueiros, disputado à melhor de três, por 11-4 (parciais de 4-2, 3-0, 1-0, 3-2). No primeiro encontro já tinha triunfado por 5-1.
No final do encontro foram também entregues pelo presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, os troféus de Melhor Marcadora do Campeonato Nacional a Inês Nunes e de Jogadora Mais Valiosa do Play-off à guarda-redes Noelia Lopez, ambas jogadoras da Amadora.

Ficha do jogo:
Amadora, 11 – Salgueiros, 4
Árbitros: Paulo Ramos/Luís Vital
Parciais: 4-2, 3-0, 1-0, 3-2
Marcadoras Amadora: Marta Martins (2), Inês Nunes (1), Rute Estorninho (4), Gerorgia Orlandi (1), Inês Braga (2) e Laura Pavon (1)
Marcadoras Salgueiros: Patrícia Andrade (2), Aurelie Mariani (1) e Elisabete Matos (1)

Paulo Russo: “Este campeonato é de muitas pessoas”
Paulo Russo conquistou o primeiro título de campeão nacional como treinador, depois de 18 troféus consecutivos alcançados como jogador ao serviço de três clubes – Algés (4), Salgueiros (13) e Amadora (1).
O técnico reconhece que o título de hoje “foi diferente de todos os outros. Ganhei 18 como jogador, mas como treinador é completamente diferente. É quase ter um ataque cardíaco ali no banco. É ter vontade de entrar para dentro de água.”
Paulo Russo desvaloriza o seu papel na conquista: “Este campeonato tem que ser dividido por muitas pessoas. Eu só estou há dois meses com elas, é a primeira vez que sou treinador e isto é um trabalho do Siscu Pereira, do António Machado e do Joel Florêncio, que foram os três treinadores anteriores da equipa. Muito sinceramente, o meu mérito no título é muito reduzido. Este grupo de trabalho tem muito talento e as jogadoras por si só conseguem resolver os jogos.”
Para o treinador, “o sucesso deve-se ao talento delas. Tiveram uma época muito conturbada, com muitas mudanças de técnicos, o que mexe com a equipa, porque cada treinador tem as suas ideias. Eu fui mais um amigo delas, alguém que passou alguma experiência como jogador, do que propriamente um treinador. Como treinador tenho muito que aprender, ainda estou a aprender a lógica do pólo feminino.”

Paulo Borges: “Mérito é da Amadora”
O treinador do Salgueiros considerou que “fizemos o que tínhamos de fazer para tentar ganhar, mas não conseguimos contornar os problemas que tivemos no primeiro jogo. Os problemas estavam identificados, mas não conseguimos ultrapassa-los. O mérito é da Amadora e parabéns porque é um justo vencedor.”
O Salgueiros vai agora lutar pela Taça de Portugal e salienta que a equipa “em todas as competições em que entra é para ganhar. No próximo ano o grupo vai ser reforçado. O plantel do Salgueiros é extremamente curto e na próxima época existem quatro jogadoras do escalão juvenil que sobem a juniores e já podem integrar a equipa, o que vai ser uma mais-valia num plantel tão curto como o que temos.”

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG