quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Imortal deu uma entrevista ao blog "BA"

Passo a transcrever a entrevista concedida pelo o Imortal Natação ao Blog Beba Água.

Reportagem BA "Entrevista BA ao Imortal-Natação"
Na sequência da realização da 1ª edição do Torneio Imortal Natação - Cidade de Albufeira, organizado pelo Imortal Desportivo Clube (IDC), e do post de reportagem já publicado, surgiu a entrevista que se segue à secção de Natação do clube organizador (IDC-SN).

BA: Como Surgiu o Imortal DC - Natação?

IDC-SN: Surgiu de um convite, por parte da Direcção do IDC a um treinador de outro clube (Ricardo Correia) para iniciar um grupo de natação de competição em Albufeira, e aconteceu, começámos com 17 atletas, todos da Escola de natação que não tinha objectivos definidos para o ensino da Natação de competição, e tivemos de ensinar tudo, desde colocar óculos, a usar toucas de silicone, a explicar que era necessário termos pelo menos 6 sessões diárias e claro não faltar aos treinos. (risos)

BA: Como são formados os nadadores hoje em dia?

IDC-SN: Pela escola de natação Municipal, que já deu uns passos na direcção certa e que mesmo assim continua a apresentar algumas lacunas que com muito boa vontade têm sido melhoradas, existe também um projecto de inclusão no grupo de cadetes, que se destina aos atletas das classes mais avançadas das Piscinas de Albufeira, embora o nos faltem classes de formação nossas. Temos hoje em dia 36 nadadores onde mais de metade são Juvenis e mais novos, o que dá que pensar que temos também um futuro a mostrar coisas interessantes.

BA: Têm existido abertura por parte da Coordenação das Instalações a terem mais espaço de treino e condições de trabalho melhores?

IDC-SN: Sim, ao início existia alguma dificuldade em acedermos as piscinas, mas com o tempo e com o bom trabalho dos nadadores as coisas foram ficando melhores.

BA: Da parte do Clube (IDC) que apoios tem sido dados à Equipa de Competição?

IDC-SN: Da parte do Clube temos tido muito pouca coisa, existe as vezes a utilização de uma das carrinhas do Clube, de resto muito pouco.

BA: Quem suporta os vossos gastos então? Treinador, espaço de treino, deslocações, etc...?

IDC-SN: Os nossos gastos são quase sempre deixados a conta dos pais e Encarregados de Educação, temos que ver que a o Município nos apoia num determinado valor que (quase nunca) chega as mãos de quem realiza a gestão da nossa Natação, ficando para gastos de outras secções. O que nos deixa muitas vezes sem hipóteses de participar em Meetings e ou em estágios, a não ser que sejam, mais uma vez os pais a pagar. O Imortal DC é uma instituição que tem muita história, mas vive-se muito o "Futebolismo", Os transportes acontecem praticamente todos com o apoio do Município de Albufeira.

BA: E êxitos? Podem destacar desde já alguma vitória?

IDC-SN: A nossa existência já é um êxito, pois com um treinador duplicamos o numero de Atletas em apenas 3 épocas, estamos á espera de mais apoios e de mais dinheiros (para a secção) de forma a podermos dar o passo em frente e ter como objectivos coisas mais interessantes, quer com os nossos atletas absolutos, quer com os cadetes e Infantis. Já conseguimos participar em campeonatos Nacionais de Infantis, e entrámos recentemente para a 4ª divisão, no Nacional de Clubes em (Masculinos), mas como disse antes, somos ainda desconhecidos. Nesta época queremos tentar chegar o mais acima possível e quem sabe. Um êxito grande é termos um grupo de nadadores com mais vontade do que nunca, termos um grupo de apoiantes (autárquicos e pais de atletas) que começam agora a ver a natação como ela é, e assim a dar possibilidades de crescermos.

BA: Organizaram na passada semana (27 de Novembro) o vosso primeiro Torneio… Como foi?

IDC-SN: O torneio decorreu sem problemas, apenas atrasou 10 minutos no início da manhã, de resto, correu nas regularidades. Tinha existido uma ideia de organizar uma final dos 100 livres em formato de "estafeta australiana" como acontece nesse pais, mas, foi sugerido pela FPN, que tem uma função reguladora das provas em território nacional, de qualquer forma correu muito bem, os clubes gostaram e os atletas também, foi em sistema de finais e de eliminatórias.

BA: E projectos de futuro? O que esperam alcançar?

IDC-SN: Sem duvida criar uns alicerces mais fortes para a nossa equipa dos grupos mais jovens (formação) e dar hipóteses de existir mais um treinador, deixando assim os nossos atletas se tornem ainda mais competitivos, e terem hipóteses de sonhar mais alto. Desta forma o mesmo técnico a dar o treino a todos os grupos, está limitado por razões de tempo e de presença em dois locais ao mesmo tempo.

BA: Muito obrigado pelo vosso tempo. Boa sorte para 4ª Divisão (masculinos) e restante época desportiva e para as futuras edições do Torneio Imortal Natação - Cidade de Albufeira.

IDC-SN: Obrigado nós! Continuação do bom trabalho que tem vindo a desempenhar em prol da natação portuguesa.

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG