segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Águas Abertas - Apuramento olímpico para Londres-2012 em Setúbal

Por Miguel Candeias, enviado de A BOLA ao Dubai

A Federação Portuguesa de Natação ganhou, no Dubai, onde se realizou o X Mundial de piscina curta, a organização da prova que dará o apuramento final para os Jogos de Londres 2012 na disciplina de águas abertas, de 10 km. Evento que, desta forma, decorrerá na baia de Setúbal, a 9 de Junho de 2012, onde habitualmente se disputa a etapa lusitana da Taça do Mundo.

«Esta é uma vitória da natação portuguesa e por isso esperamos estar à altura da responsabilidade e honra que os concederam», referiu Paulo Frischknecht pouco depois de saber a boa novidade. Isto porque o presidente da FPN não esteve no momento da apresentação final e votação das candidaturas para a qualificação olímpica pois, como havia referido na véspera a outros dirigentes e responsáveis de várias federações que se encontravam na piscina do Mundial, queria «ganhar sem o meu voto». Aliás, como membro do Bureau da FINA, o líder da federação nacional tem hoje um dia bastante ocupado de sucessivas reuniões e recepções oficiais.

Ao contrário do que aconteceu para Pequim 2008, quando Arseniy Lavrentyev e Daniela Inácio carimbaram o visto para a olimpíada chinesa que acolheu pela primeira vez as águas abertas nos Jogos, a próxima qualificação não decorrerá no local da competição em Londres pois, pelo menos no que diz respeito à parte de modalidades sob a égide da FINA, não há o desejo de efectuar quaisquer competições a poucos meses do início dos Jogos.

«Esperamos igualmente que com este esforço possamos abrir caminho para a qualificação dos nossos atletas para os Jogos. Têm agora todas as condições para o fazerem. Este esforço é para eles», afirmou ainda Frischknecht.

Note-se que em Setúbal irão estar em disputa as últimas 15 vagas masculinas e outras tantas femininas para Londres-2012, o que desde logo garantirá um número alargado de países e a qualidade dos participantes. Os dez primeiros qualificados para os Jogos britânicos serão encontrados em Julho de 2011, no Mundial de Xangai. A única dúvida que ainda existe é se além de ser prova de apuramento olímpico, Setúbal manter-se-á nesse ano como etapa do Circuito Mundial de maratonas aquáticas

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG