segunda-feira, 29 de novembro de 2010

4º Dia Eindhoven 2010

A Selecção Nacional encerrou a participação no 14.º Campeonato da Europa de Piscina Curta, competição que decorreu na cidade holandesa de Eindhoven.
Nádia Vieira obteve o 19.º lugar nos 400 estilos, prova em que fez a marca de 4:47.54, superior ao seu recorde nacional absoluto, de 4:44.56, que data de Dezembro do ano passado.
Nuno Quintanilha terminou as eliminatórias dos 200 bruços em 2:15.75, que correspondeu ao 21.º posto.
O internacional português é o recordista nacional, com o tempo de 2:08.80.
Nos 200 livres, Diogo Carvalho foi o nadador português que obteve melhor classificação, com o 20.º posto (1:47.48). Duarte Mourão ficou em 36.º (1:49.83) e Adriano Niz não terminou a prova. Diogo Carvalho detém o recorde nacional, 1:45.69, e Mourão tem como melhor registo pessoal 1:48.86.
A Selecção Nacional, composta por oito nadadores, alcançou em Eindhoven três finais – (Duarte Mourão, 4.º lugar nos 200 mariposa; Diogo Carvalho, 6.º lugar nos 200 estilos e 7.º nos 400 estilos), duas meias-finais (Sara Oliveira e Duarte Mourão, ambos nos 100 mariposa) e um recorde nacional absoluto, por Sara Oliveira, nos 200 mariposa.
Portugal vai participar no Campeonato do Mundo de Piscina Curta, prova que decorre no Dubai entre os dias 15 e 19 de Dezembro.

Rui Magalhães: “Expectativa para os Mundiais”
O Seleccionador Nacional, Rui Magalhães, afirmou no final da participação portuguesa que “atendendo à proximidade dos Mundiais de piscina curta, cumprimos dentro dos parâmetros que seriam naturais de acontecer nestes Europeus, com uma ou outra prova com resultados de muito bom nível. Mantemos a média de finais alcançadas nas últimas edições, procurando nesta assiduidade o arcaboiço necessário para nos catapultarmos a lugares de honra, deixando para trás a colecção de quatro lugares. É nadando entre s melhores, de forma sistemática, que nos projectaremos.”
O responsável técnico acrescentou que “sem ser algo a que nos agarremos, de notar que os resultados atingidos superam, em larga escala, aqueles registados antes do período meteórico por que passou a natação mundial.”
Para o técnico, “está criada uma onda de entusiasmo e expectativa para os Mundiais, sabendo que os nadadores que irão estar presentes honrarão altivamente o país.”

- Site Campeonatos da Europa de Piscina Curta de Eindhoven 2010


- Resultados Europeu de Curta de Eindhoven

- Transmissão televisiva em directo na internet

- Site Mundial de Piscina Curta do Dubai 2010

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG