quinta-feira, 24 de junho de 2010

Federação Portugusa de Natação comemora 80 anos este fim-de-semana


A Federação Portuguesa de Natação (FPN) comemora este fim-de-semana o 80.º aniversário, juntando três eventos na cidade de Setúbal.
A cerimónia começa com a Assembleia Geral da Confederação Mediterrânica de Natação (COMEN) no dia 25 de manhã, tem como ponto alta a Gala do 80.º Aniversário e culmina com a Taça do Mundo de Maratonas Aquáticas, já no dia 26.

No dia 25 de Junho terá lugar no Centro de Espectáculos do Tróia Design Hotel, em Tróia, a Gala de comemoração dos 80 anos da Federação Portuguesa de Natação.

Com a apresentação do evento a cargo de Diana Chaves e Pedro Lima, ex-internacionais de natação, a Gala contará com a presença do Presidente do organismo que superintende a Natação Mundial, o Dr. Julio C. Maglione. Presentes estarão também importantes figuras do desporto nacional, como os campeões olímpicos Rosa Mota e Carlos Lopes.

Durante a efeméride serão atribuídas as distinções honoríficas de “Sócio de Ouro”, “Sócio de Prata” e “Sócio de Bronze” a personalidades que, pelo seu contributo, prestaram relevantes serviços à Natação Portuguesa. A Federação irá também homenagear todos os nadadores e treinadores que participaram nas várias edições dos Jogos Olímpicos ao longo da história.

O Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, irá acolher no sábado a 3.ª etapa da Taça do Mundo de Maratonas Aquáticas, competição integrada no Circuito Mundial de Águas Abertas.

A 5.ª Edição da Taça do Mundo de Setúbal, a mais concorrida de sempre, vai ter a participação de 68 nadadores (41 masculinos e 27 femininos) em representação de 22 países, alguns dos quais em estreia absoluta, casos da Nova Zelândia, Israel, Suíça, Tunísia e Azerbaijão.

Dos nadadores que vão competir em Setúbal, 14 estiveram nos Jogos Olímpicos de Pequim, com destaque para o Campeão do Mundo dos 5km e 10km e medalha de bronze em Pequim’08, o alemão Thomas Lurz, que venceu a edição do ano passado, e a campeã do mundo dos 25km, a também germânica Angela Maurer. As vencedoras das últimas edições da prova portuguesa, as brasileiras Poliana Okimoto (2009) e Ana Marcela Cunha (2008), também repetem a presença, tal como o búlgaro Petar Stoychev, detentor do recorde mundial da travessia do Canal da Mancha. Portugal estará representado por um total de 14 nadadores (10 masculinos e quatro femininos), entre os quais o olímpico Arseniy Lavrentyev.

Além de assistirem à prova, os espectadores têm ainda o privilégio de poderem apreciar uma exibição dos aviões do Team Aerobática, num ambiente que será animado com música.

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG