sábado, 20 de março de 2010

Pólo Aquático - Noticias

Mykola Yanochko já é português
Mykola Yanochko, guarda-redes da Portinado, já tem nacionalidade portuguesa e pode representar a Selecção Nacional.
O jogador, de origem ucraniana, está há dez anos em Portugal e representa o clube de Portimão há nove. Vice-campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça, foi considerado o Jogador Mais Valioso do Play-off da época passada.
Mykola Yanochko tem 32 anos, 1,98m de altura e 100kg de peso, e começou a jogar pólo aquático com sete anos. Representou dois clubes na Ucrânia, o Ilyichivets e o Dínamo Iviv, e foi internacional júnior pelo seu país.

Reportagens FPN On-Line:
Fluvial campeão júnior feminino (clique para ler reportagem completa)
O Fluvial sagrou-se este fim-de-semana campeão nacional de juniores femininos, depois de realizado o 2.º Torneio do Campeonato Nacional Júnior Feminino, na piscina da Abóbada.
Resultados da 1.ª Divisão (clique para ler reportagem completa)
Resultados da 15.ª Jornada do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão de pólo aquático.
Resultados / Classificação / Marcadores  / Campeonato
Resultados da 2.ª Divisão (clique para ler reportagem completa)
Resultados da 11.ª Jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de pólo aquático.
“Profilaxia da violência” (Resposta a Joaquim Sousa "CHLORUS" clique para ler reportagem completa)
Não tendo a Direcção da FPN o hábito de dar importância aos inúmeros ataques, que, com um inaudito carácter sistemático, emanam do Sr. Joaquim Sousa, nas diferentes publicações que subscreve, designadamente no site Chlorus, não pode desta vez deixar de manifestar a sua posição, face ao Editorial, que com data de 18 de Março de 2010, o mencionado cronista ali assinou. Remetendo-se ao silêncio, poderá ser co-responsabilizada, no futuro, por eventuais atitudes de violência, física ou verbal, ou incumprimento de preceitos estatutários ou regulamentares, por parte dos diversos agentes desportivos envolvidos numa das disciplinas que tutela, mais concretamente a do Pólo Aquático, que seguramente a tal se verão incentivados por força do apelo à “bastonada” que é o mote do citado Editorial.
Na verdade, numa atitude que se nos afigura pouco condigna com a responsabilidade de alguém que, para além de jornalista e cronista, é, também, assessor de Imprensa e responsável pelo Departamento de Comunicação da Associação de Natação do Norte de Portugal, o Sr. Joaquim Sousa, sistematicamente procura, escudando-se na crítica a um alegado autoritarismo do titular do cargo de Presidente da Direcção, que é, também, por mérito democraticamente reconhecido, membro do Bureau da FINA, pôr em causa a governabilidade da FPN, preferindo, quiçá, a demagogia inerente ao “poder para todos” típica de tempos idos e, felizmente, olvidados, pela grande maioria dos agentes desportivos que, pelo contrário, procuram a estabilidade e o progresso da diferentes disciplinas tuteladas.
Reportagens CHLORUS On-Line:
A «bastonada» que eles precisavam (clique para ler reportagem completa)
Enviado por Joaquim Sousa em Qui, 18/03/2010
A Federação Portuguesa de Natação (FPN), numa atitude autoritária característica de quem a lidera, decidiu dar uma «bastonada» no orçamento dos clubes ao decidir-se pela obrigatoriedade de policiamento nos jogos da 1.ª Divisão, na sequência dos incidentes verificados na Piscina Municipal de Campanhã, em partida que opôs o Salgueiros ao Paredes Rota dos Móveis.
Uma decisão, no mínimo, fora de tempo e completamente disparatada de quem não tem noção da realidade dos clubes que «sobrevivem» financeiramente para se manterem à tona de água.
O comunicado foi publicado a 48 horas dos jogos quando, todos sabem – menos os «pensadores» – que a requisição de policiamento deve ser feita com oito dias de antecedência. Os clubes reclamaram, «choveram» «mails» na sede federativa, mas a decisão manteve-se inalterável.
Se um dos motivos evocados está relacionado com a segurança dos intervenientes e do público, porque razão os encontros da Taça de Portugal não devem também ser policiados?
O destino tem destas coisas. É o que o sorteio dos oitavos de final dessa mesma prova ditou curiosamente o confronto entre o Paredes e o Salgueiros…

CHLORUS citado em circular da FPN (clique para ler reportagem completa)
Enviado por Joaquim Sousa em Sex, 19/03/2010
A Federação Portuguesa de Natação (FPN) emitiu hoje uma circular em que cita o CHLORUS e o editorial publicado a 18 de Março com o título «A bastonada que eles precisavam».
Como a liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos, este «site» publica o texto assinado pelo presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, com o título «Profilaxia da Violência».
Clique aqui para ver a circular

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG