quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sara Oliveira: “Tenho os olhos nos Europeus de Budapeste”

Entrevista por Pedro Barros in Jornal A Bola de 09-02-2010
Esteve nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e colocou, um travão na natação.
Terminou o curso, dedicou-se a um estágio e a treinadora adjunta de uma equipa em S. Miguel, nos Açores.
Sara Oliveira voltou a colocar a piscina no topo das prioridades e projecta a presença nos Europeus de Budapeste, em Agosto.

- Nadadora olímpica, detentora de vários recordes nacionais, mas viveu na sombra em 2009. Que objectivos traçou Sara Oliveira para 2010?
- A temporada começou já em Setembro de 2009, com preparação de três meses para os Nacionais, que decorreu dentro das expectativas. Agora vai começar a época de Verão, de piscina de 50 metros, na qual os objectivos serão mais elevados. Tenho os olhos nos Europeus de Budapeste. Para já, tenho de alcançar mínimos, que vou tentar obtê-los nos Nacionais de piscina longa, em Abril. Depois, vou treinar para conseguir bons resultados nas provas da Hungria.
- Ultrapassou um ano sabático em termos competitivos. Que consequências suportará em termos desportivos?
- Um ano assim trouxe-me mais vantagens do que desvantagens. Descansei e tive a possibilidade de fazer coisas das quais abdiquei no passado. Perdi um ano de piscina e treino, mas, com 24 anos e muita experiência, aproveitei a favor de outras coisas, que só me fizeram ganhar mais vontade e força para o ciclo olímpico que decorre.
- Que opção foi essa de passar um ano sem colocar a natação em primeiro lugar das suas opções?
- Estamos em Portugal, pelo que é difícil o equilíbrio entre vida desportiva e académica. No ano de Jogos Olímpicos deixei ficar os estudos para trás. Depois, optei por terminar a licenciatura em educação física e cumprir um estágio em S. Miguel, na tranquilidade dos Açores. Acabei o curso em Novembro e, entretanto, inscrevi-me no mestrado.
- Que novo capítulo da sua vida é que abraçou?
- É um mestrado em comunicação e desporto, num protocolo estabelecido entre a Faculdade de Desporto e a Faculdade de Jornalismo da Universidade do Porto. É um mestrado novo, do qual ainda se está à descoberta do para quê e como chegar mais longe.

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG