A selecção portuguesa absoluta de natação cumpre a “transição de piscina curta para olímpica”, iniciando o ciclo que termina nos próximos Europeus, explicou hoje à Agência Lusa o Director Técnico Nacional (DTN), Rui Magalhães.
“Esta é a altura em que se começa a preparar um novo ciclo, fundamentalmente em piscina olímpica (50 metros), depois de fechado o de piscina curta (25)”, disse Rui Magalhães, avançando a “participação em duas provas em Abril, que vão servir para a obtenção de mínimos para os Europeus”.
Vinte nadadores da selecção absoluta iniciaram quarta-feira um estágio, em Rio Maior, que vai contar, até domingo, com 28 juniores e 11 da selecção sénior jovem, num estágio “alargado”, para “trabalhar extensivamente”, com “cargas elevadas” e promover o contacto “social e desportivo” entre os vários escalões.“Depois desta preparação, enfrentamos um encadeamento de provas para a obtenção de mínimos para os Europeus e, depois destes, para o Mundial2011. É uma fase importante e longa, de dois anos, de preparação deste ciclo olímpico”, disse Rui Magalhães, aludindo às etapas competitivas nos Nacionais de juniores e absolutos (de 09 a 11 de Abril) e no Open de França (entre 13 e 18 de Abril).
Segundo o DTN da Federação Portuguesa de Natação, esta concentração serve também para “realizar uma avaliação comparativa do estado de forma, relativamente a épocas anteriores”.
Antevendo os campeonatos da Europa, que vão decorrer de 09 a 15 de Agosto, em Budapeste, na Hungria, Rui Magalhães aponta como meta “tentar sempre superar os Europeus anteriores”.
“Temos sempre uma perspectiva elevada e continuamos a acreditar em finais e que os nossos nadadores sejam consistentes na obtenção dessas finais. È junto dos melhores que podem consolidar e melhorar de posição nestas provas”, referiu à Agência Lusa.
Segundo Rui Magalhães, a proibição da utilização de fatos de poliuretano, desde 01 de Janeiro, e permissão apenas de fatos permeáveis e fabricados em materiais têxteis, coloca apenas “algumas nuances” nestes objectivos.
De acordo com Rui Magalhães, esta alteração vai ser favorável para os nadadores lusos: “Agora, vamos estar no mesmo patamar dos outros porque, apesar de ter havido uma democratização dos fatos, nós íamos ao pronto-a-vestir e os nadadores de topo ao alfaiate”.
Reportagem "O Jogo" On-Line: "Selecção transita para piscina olímpica rumo aos Europeus"
Sem comentários:
Enviar um comentário