quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pólo Aquático - Portinado sem vitórias na EuroLiga

A equipa principal de pólo aquático da Portinado sofreu quatro derrotas nos quatro jogos do grupo de qualificação para a EuroLiga – a principal competição europeia da modalidade –, sedeado em Kosice (Eslováquia), no passado fim-de-semana. A equipa portimonense, que se encontra mais uma vez a atravessar “um momento de renovação”, devido à saída de alguns atletas para ingressarem na vida académica fora de Portimão, teve dificuldades em travar o poderio competitivo das equipas profissionais adversárias.
No primeiro dia de competição, os algarvios perderam com o VK Nis (Sérvia), por 2-14, mas conseguiram uma boa exibição até final do segundo período (desvantagem por 1-4), permitindo o alargar da diferença nos parciais seguintes.
A derrota mais expressiva para a Portinado ocorreu no segundo dia, com o Vouliagmeni, da Grécia, que se revelou muito forte para as aspirações algarvias, vencendo por 27-2.
A equipa da casa, o Hornetc, que acabaria por triunfar no grupo, foi o rival no terceiro jogo, aquele em que a Portinado marcou mais golos, perdendo por 4-18. Por fim, a prestação portimonense encerrou com o confronto com o Galatasaray (Turquia).
As dificuldades para travar o «pivot» do adversário foram imensas, fixando-se o resultado final em 20-3 para os turcos. Apesar de sofrer derrotas pesadas nesta ronda europeia, a Portinado tece um balanço positivo, uma vez que reduziu o número de golos sofridos.
“Foi possível nestes jogos rodar os jogadores novos na equipa e realizar uma preparação muito importante para o campeonato nacional, que se inicia já na próxima semana”, referem os responsáveis de uma equipa que continua a ser treinada pelo também jogador Evghenii Trubetcoi, aliás, o melhor marcador da Portinado no grupo, com cinco golos, seguido de Daniel Grácio e Dumitru Sobetchi (2) e Cristiano Joaquim e Ruben Figueiredo (1).
Apesar de sofrer outra vez goleadas pesadas nestas rondas europeias a Portinado conseguiu uma experiência única muito enriquecedora. Foi possível nestes jogos rodar os jogadores novos na equipa e realizar uma preparação muito importante para o campeonato nacional que se inicia já na próxima semana. Em comparação às participações anteriores, a equipa reduziu o número dos golos sofridos.
Considerando a realidade do pólo aquático nacional e a juventude da formação algarvia, não é possível ambicionar muito mais de uma equipa amadora que tem de fazer frente ao poderio de equipas profissionais.
Constituição da equipa da Portinado:
Antonio Gracio (capitão), Mycola Yanochko (GR), Daniel Gracio, Joao Seixas, Ricardo Andrez, Cristiano Joaquim, Evghenii Trubetcoi (treinador/jogador), Dumitru Sobetchi, Andre Faustino, Ruben Figueiredo, Nuno Matias, Alexandre Reis, Ricardo Gonçalves. Acompanharam a equipa Marco Pinho e Ricardo Palma.
Um destaque para todos os os jogadores jovens que conseguiram marcar golos na sua primeira participação na competições europeias e para as defesas do Mycola.
  • 1º jogo VK Nis 14 x 2 Portinado (2-1; 2-0; 5-1; 5-0)
  • 2ºJogo Portinado 2 x 27 Vouliagmeni (0-9; 0-4; 1-7; 1-7)
  • 3ª Jogo Hornets 18 x 4 Portinado (5-0; 4-1; 5-2; 4-1)
  • 4º Jogo Galatasaray 20 x 3 Portinado (5-0; 5-1; 8-0; 2-2)
Reportagem Portinado On-Line: "PORTINADO NA EURO-LIGA"
Reportagem Região Sul On-Line: "Portinado sem vitórias na EuroLiga"

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG