quinta-feira, 22 de outubro de 2009

José Freitas lança livro “Golfinho de Gibraltar – Memórias”

José Freitas vai lançar o livro “Golfinho de Gibraltar – Memórias” no dia 31 de Outubro (sábado), às 16h00, no Ginásio Cine da Cova da Piedade.Na obra, José Freitas, técnico de natação da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP), narra acontecimentos que marcaram a sua vida de nadador e treinador, e que abarcam os últimos 50 anos.
O livro tem como autor do prefácio o jornalista Homero Serpa, que descreve muitas situações vividas entre ambos no decorrer das suas vidas. A obra é uma edição da SFUAP, com apoios da Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Cova da Piedade, e o o lançamento está integrado nas comemorações do 120.º Aniversário da Colectividade. O livro contém elementos que descrevem como se processavam as competições no passado. Na primeira parte aborda de forma muito particular o trajecto da sua origem familiar, sem esquecer o “Clã Freitas”, e lembra o seu amigo Baptista Pereira, grande nadador de longas distâncias que incentivou em si o gosto pela modalidade.
Narra ainda situações vividas em treinos e provas realizadas nos rios Tejo, Douro, Sado e Ria de Aveiro, entre outras memórias.Regista também opiniões e crónicas de alguns jornalistas, escritas sobre competições e treinos, onde, como não podia deixar de ser, é também relatado em pormenor o feito alcançado na travessia do Estreito de Gibraltar que o autor percorreu conseguindo uma marca que prevaleceu como melhor tempo mundial durante 46 anos (1962-2008).
Com um salto no tempo, José Freitas relata por fim as suas memórias como treinador nacional e olímpico com notas registadas ao longo de muitos anos, acontecimentos que marcam, explicam e determinam a evolução da modalidade em que se fala dos nadadores (que formou e orientou ao longo de 50 anos no Belenenses e na SFUAP).
Reportagem FPN On-Line: José Freitas lança livro “Golfinho de Gibraltar – Memórias”

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG