
O livro tem como autor do prefácio o jornalista Homero Serpa, que descreve muitas situações vividas entre ambos no decorrer das suas vidas. A obra é uma edição da SFUAP, com apoios da Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Cova da Piedade, e o o lançamento está integrado nas comemorações do 120.º Aniversário da Colectividade. O livro contém elementos que descrevem como se processavam as competições no passado. Na primeira parte aborda de forma muito particular o trajecto da sua origem familiar, sem esquecer o “Clã Freitas”, e lembra o seu amigo Baptista Pereira, grande nadador de longas distâncias que incentivou em si o gosto pela modalidade.
Narra ainda situações vividas em treinos e provas realizadas nos rios Tejo, Douro, Sado e Ria de Aveiro, entre outras memórias.Regista também opiniões e crónicas de alguns jornalistas, escritas sobre competições e treinos, onde, como não podia deixar de ser, é também relatado em pormenor o feito alcançado na travessia do Estreito de Gibraltar que o autor percorreu conseguindo uma marca que prevaleceu como melhor tempo mundial durante 46 anos (1962-2008).
Com um salto no tempo, José Freitas relata por fim as suas memórias como treinador nacional e olímpico com notas registadas ao longo de muitos anos, acontecimentos que marcam, explicam e determinam a evolução da modalidade em que se fala dos nadadores (que formou e orientou ao longo de 50 anos no Belenenses e na SFUAP).
Reportagem FPN On-Line: José Freitas lança livro “Golfinho de Gibraltar – Memórias”
Sem comentários:
Enviar um comentário