quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Adriano Niz no Benfica

Num início de temporada bastante tranquilo, no qual as transferências de nadadores de inegável valor para outros clubes se resumiram a juniores ou atletas de escalões mais jovens, o Benfica atirou uma pedrada nas ainda paradas águas da natação nacional, ao contratar o internacional Adriano Niz.A competir como individual desde os primeiros meses de 2009, após se ter incompatibilizado com o seu clube de sempre, o Fluvial Vilacondense, Niz, de 23 anos, é um dos mais completos nadadores portugueses, o que, certamente, ajudará as águias na ambição de verem a equipa masculina, liderada por Mário Madeira, subir da II para a I Divisão Nacional já no próximo Campeonato Nacional de Clubes, dentro de dois meses.Com esta aquisição de peso, o Benfica também deverá passar a contar com outro representante na Selecção, além de Marisa Brito ou João Gigante. Isto numa época em que os juniores Pedro Agostinho (internacional) e Inês Agostinho se transferiram para o Sporting, onde iniciaram a modalidade.
Objectivo: Londres 2012
Curiosamente, esta mudança de Adriano acontece depois de, no Verão passado, o atleta ter afirmado que desejava voltar a apostar em força na natação, após ter terminado a licenciatura em Desporto na Universidade do Porto. O que a acontecer lhe permitirá manter o lugar na Selecção das Quinas, pela qual contabiliza 34 internacionalizações e presenças em quatro Mundiais e seis Europeus. Porém, mesmo não tendo estado nos últimos Mundiais de Roma, em Agosto, Niz nunca escondeu que a principal meta é regressar a uns Jogos Olímpicos. Tendo competido em Atenas 2004 integrado na estafeta lusa de 4x200 m livres, que foi 12.ª classificada, procurou garantir o apuramento para Pequim-08.
Objectivo que não concretizou.Isso não significou, no entanto, que o novo reforço benfiquista, filho de um ex-jogador de futebol do Varzim, clube onde também praticou a modalidade do pai até se lesionar, baixasse a fasquia de conquistas a nível nacional. Afinal, durante a temporada de 2008/08, ampliou o já vasto palmarés com mais 13 títulos nacionais, outros tantos regionais, quatro novos recordes portugueses e nove pessoais.
Aliás, nos Nacionais decorridos em Março, na Piscina do Estádio Universitário de Lisboa, primeira grande prova que realizou como individual, Niz foi, a par de Diogo Carvalho, o mais medalhado dos campeonatos ao arrebatar os títulos de 200 livres, 50 e 100 e 200 costas. Terminou em segundo nos 200 metros estilos.
Em Julho, nos Nacionais absolutos disputados na Piscina de Faro, voltou a ter lugar cativo no pódio ao vencer os 50, 100 e 200 metros costas, tendo terminado na terceira posição nos 50 m mariposa e 200 m estilos.
Por Miguel Candeias

Reportagem FPN On-Line: "Adriano Niz no Benfica"
Reportagem "A Bola" On-Line: "Adriano Niz no Benfica"

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG