quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Portimão investe 150 milhões em Complexo Desportivo

Um estádio de futebol, piscinas, complexo multiusos, um centro comercial e uma componente imobiliária. Mega-projecto já arrancou, ficará pronto em dois anos e meio.

Foi no dia 1 de Setembro, lançada a primeira pedra do Complexo Desportivo de Portimão, equipamento que incluirá um estádio de futebol, um complexo de piscinas municipais e um pavilhão multiusos.
O presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, considerou o acto como um “momento histórico, que demonstra como resultam muito bem a persistência e a capacidade de trabalhar sob uma visão a prazo”.
“É nosso objectivo, desde a primeira hora, lançar Portimão na primeira linha e estamos a concretizar com esta obra um desafio muito grande, um exemplo de cidade desportiva que vai ficar para o futuro”, sublinhou o autarca.
Já António Barroca, presidente do conselho geral do Grupo Lena - construtores que vão assegurar a realização da obra - distinguiu como “molas propulsoras deste grande projecto a capacidade empreendedora do Município de Portimão, que tem uma visão centrada no horizonte”, estimando um prazo de 30 meses para a concretização das três infra-estruturas desportivas.
Apesar do cenário actual de crise, o presidente da Câmara afiança que "há mais vida para além do défice": "Nós não temos medo daquilo que iremos deixar de herança para os vindouros. Portimão é uma referência cada vez mais afirmativa e competitiva na região algarvia e quer figurar por direito próprio na rede internacional de cidades, como se comprova por este e outros projectos em contra ciclo, criadores de emprego e dinamizadores da economia local”, disse na cerimónia de lançamento da primeira pedra.
O autarca frisou ainda que este é o início de um novo ciclo com a criação de infraestruturas de lazer que vão requalificar a frente ribeirinha, para além da recuperação da zona antiga da cidade e do reforço competitivo das freguesias de Alvor e Mexilhoeira Grande.
O Complexo em números
O investimento global relativo ao Complexo Desportivo de Portimão ascende a cerca de 150 milhões de euros, prevendo-se a criação de 1400 postos de trabalho directos e mais 2000 indirectos, adianta a autarquia, em comunicado.
As obras que agora arrancaram no Barranco do Rodrigo integram um Estádio Municipal, com oito mil lugares sentados, que terá salas para congressos, conferências e exposições, bem como um Pavilhão Desportivo Multiusos apetrechado para a prática de modalidades como desportos de sala, ginástica, andebol, hóquei em patins, basquetebol e ténis, possuindo 3160 lugares sentados.
No que toca ao Complexo Municipal de Piscinas, estará preparado para a prática de alta competição desportiva, nomeadamente natação, pólo aquático e natação sincronizada, numa piscina olímpica coberta com 1400 lugares sentados, existindo ainda uma piscina de aprendizagem infantil.
O Jardim Botânico terá 7140 m2 com espaços verdes diferenciados, onde irá existir um jardim sensorial, um jardim geriátrico e um palmetum, com palmeiras de várias espécies.
Integrando cerca de 140.000 m2 de áreas verdes, o projecto do Complexo Desportivo de Portimão terá outros espaços de lazer, ciclovias, circuito de manutenção e espelhos de água, além de um centro comercial e um empreendimento imobiliário de baixa densidade, com moradias unifamiliares, geminadas e em banda, condomínios fechados e lotes com área verde.
A gestão e promoção do empreendimento ficará a cargo da Viva Up – Soluções Urbanas, S.A., empresa do Grupo Lena.

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG