domingo, 26 de julho de 2009

Águas Abertas - Mundial de Roma: Arseniy Lavrentyev em 16.º

O nadador português Arseniy Lavrentyev ficou classificado no 16.º lugar na prova de 25 km do Campeonato do Mundo de Roma, a última da disciplina de Águas Abertas.
Numa prova muito dura, com uma forte ondulação que obrigou a mudar por duas vezes o percurso durante o decorrer da prova e a alterar o local de um dos barcos de abastecimento, o nadador luso sentiu dificuldades a partir dos 17 km, altura em que perdeu o contacto com o grupo da frente.
A prova começou com a liderança do australiano Brendan Capell, que se isolou até cerca dos 3km, altura em que optou por diminuir o ritmo, até se deixar apanhar pelo grupo.
A partir daí, o ritmo foi sempre imposto pelo italiano e pelo australiano Trent Grimsey, que foram alternando a liderança.
O olímpico português esteve sempre integrado no grupo, até aos 17km, momento em que não conseguiu acompanhar os outros nadadores, por sentir a braçada presa.
A partir daí fez a prova sempre sozinho, tendo conseguido na parte final dos 25 quilómetros recuperar duas posições, ao ultrapassar o Saleh Mohammad e o egípcio Adel Elbehary.
A forte ondulação e o vento obrigaram a mudar a trajectória da prova por duas vezes, numa das quais os nadadores tinham de percorrer alguns metros de frente para a ondulação.
A mudança de local de um dos barcos de abastecimento, sem que os nadadores tivessem sido avisados, provocou alguma desorientação nos atletas, enquanto procuravam a embarcação.
Valerio Cleri, que ficou em 4.º lugar nos 10km, tendo vivido durante algumas horas a possibilidade de conquistar uma medalha de bronze devido à eventual desclassificação do norte-americano Francis Crippen, levou os milhares de italianos presentes ao delírio.
Foi a primeira medalha de ouro obtida pela Itália num Campeonato do Mundo na disciplina de Águas Abertas. Cleri demorou 5:26:31.6 a percorrer os 25km, com a medalha de prata a ser conquistada pelo australiano Trent Grimsey (5:26:50.7) e a de bronze pelo russo Vladimir Dyatchin (5:29:29.3).
Arseniy Lavrentyev terminou em 5:48:43.0, a 22:11.4 do primeiro, na segunda prova com a distância de 25 km em que participou.
A primeira foi Europeu de Dubrovnik, realizado em Setembro do ano passado, e na qual ficou em 12.º.
A prova feminina teve como vencedora a germânica Angela Maurer (5:47:48.0), que terminou à frente da russa Anna Uvarova (5:47:51.9). O bronze foi entregue à italiana Federica Vitale (5:47:52.7).
Arseniy Lavrentyev: “Muito para trabalhar e para melhorar”
O nadador começou por afirmar que “foi uma prova muito dura, mas se eu não tivesse quebrado na sexta volta teria aguentado melhor. Tinha dificuldade a dar as braçadas devido ao ombro. Quando o problema passou aumentei o ritmo e consegui ultrapassar dois nadadores, mas a distância para os outros já era grande. Não tive problemas físicos, apenas alguma dificuldade a dar as braçadas.”Para Lavrentyev, “ainda tenho muito para trabalhar e para melhorar. No próximo ano o Mundial realiza-se no Lago St. Jean, no Canadá, onde a temperatura é mais fria, como eu prefiro.” Na quarta-feira o nadador obteve o 14.º lugar nos 10 km e considera que “a prova de 10km é mais fácil, mas a de 25 dá-me mais prazer.”
Resultados dos 25km Masculinos
Resultados dos 25km Femininos
Dossier de Imprensa
Site oficial do Mundial
Site oficial da FINA sobre o Mundial

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG