Texto in Correio de Manhã On-Line de 09-06-2009
Nuno Vicente, nadador do Clube de Natação de Torres Novas, vai atravessar amanhã (quarta-feira) o Estreito de Gibraltar entre Espanha e Marrocos, num percurso de 40 quilómetros.
O nadador já está em Tarifa, local de partida, e diz sentir-se preparado para fazer esta travessia. “Neste momento, não há certezas, há dificuldades que são óbvias. Está muito vento, a água está fria”, confessou esta manhã ao CM. “Mas estou preparado psicologicamente e sinto-me apto para fazer a travessia”, sublinhou.
Nos últimos meses a preparação física tem sido diária. Nuno Vicente conta que tem feito treinos em piscina todos os dias e que também tem treinado no mar, na praia de Carcavelos.
A travessia é feita simbolicamente no Dia de Portugal. Nuno Vicente explica que esta é também uma forma de homenagear os portugueses que conquistaram o continente africano. “Muito do Norte de África foi conquistado pelos portugueses. É óbvio que esta travessia tem também um significado simbólico”, afirmou.
Nuno Vicente parte amanhã de Tarifa às 10h00 (9h00 em Portugal) e tem um limite de três horas e meia para chegar a Marrocos. “Se não conseguir chegar nesse tempo limite, já não me deixam fazer o trajecto de regresso”, explica.
O jovem nadador vai ser acompanhado por dois barcos de apoio: um irá coordenar todos os aspectos da Travessia e que fará a comunicação com terra via rádio e um outro mais pequeno, onde irá o seu irmão, para o incentivar e para o alimentar.
As expectativas são que a travessia seja feita com êxito. “Espero que corra tudo muito bem amanhã e que consiga fazer a travessia de ida e volta”, disse Nuno Vicente.
- Ver Blog Desafio 40km Estreito de Gibraltar (ida e volta) - (acompanhem em directo)
Sem comentários:
Enviar um comentário