domingo, 28 de junho de 2009

Águas Abertas - Lurz e Poliana vencem 4ª edição da Taça do Mundo de Setúbal no “Setúbal Bay International Swim Marathon”

Thomas Lurz (Alemanha) e Poliana Okimoto (Brasil) foram os vencedores da 4.ª edição da Taça do Mundo de Setúbal, na qual Arseniy Lavrentyev (7.º) e Daniela Inácio (9.º) foram os melhores portugueses.
Thomas Lurz, medalha de bronze em Pequim’08, nadou os 10km em 1:34:16.50. no segundo lugar ficou o compatriota Christian Reichert (1:34:18.00) e no 3.º o brasileiro Allan do Carmo (1:34:18.15).
Na prova feminina, Poliana Okimoto cortou a meta em 1:42:32.18, seguida das germânicas Angela Maurer (1:42:33.76) e Stefanie Biller (1:42:37.51). A prova masculina foi a mais rápida de sempre, com um ritmo muito forte a ser imposto desde o início pelo grego Spyridon Gianniotis que liderou até aos 800 metros finais.
Na passagem da 1.ª volta os nadadores já estavam divididos em dois grupos, com Arseniy Lavrentyev a passar na 10.ª posição e Daniel Viegas logo atrás.
O grupo da frente foi sempre liderado pelo grego, seguido dos dois alemães e do brasileiro Allan do Carmo.
Na parte final Thomas Lurz atacou a liderança, com um sprint muito forte e passou para a frente. Christian Reichert e Allan do Carmo disputaram os metros finais colados e o germânico conseguiu chegar 15 centésimos de segundo antes.
Arseniy Lavrentyev percorreu a distância em 1:35:36.15 e Daniel Viegas em 1:39:49.50. os dois nadadores vão representar Portugal no Mundial de Roma, no próximo mês.
No sector feminino, na passagem da segunda volta estavam formados dois grupos.
Na frente estavam oito nadadoras, seguidas das duas portuguesas e da dinamarquesa Trine Gudnitz.
A liderança foi sendo alternada entre várias nadadoras, com Poliana Okimoto a ganhar no sprint final. Daniela Inácio acabou a prova em 1:53:27.17.
Lara Pinheiro estreou-se na prova de Setúbal e fez a marca de 1:54:33.78 (11.º).Angela Maurer repetiu o 2.º lugar do ano passado e a prova foi novamente ganha por uma brasileira, depois da vitória de Ana Marcela Cunha no ano passado.
Fotos
Link`s das Reportagens FPN:
Vasco Gaspar e Daniela Pinto vencem prova de promoção
Vasco Gaspar (União Piedense) e Daniela Pinto (V. Guimarães) venceram a prova de promoção da taça do Mundo de Setúbal.A competição, na distância de 2km, foi disputada no mesmo percurso da prova internacional.
Os três primeiros classificados do sector masculino representam a União Piedense.
A prova masculina foi ganha por Vasco Gaspar, que gastou 0:20:31.66, seguido do nadador do escalão Juvenil A André Marinho (0:20:41.43) e de Diogo Gaspar (0:20:42.92).
No sector feminino, Daniela Pinto foi a mais rápida (0:21:07.02) e ocupou o 5.º posto da tabela classificativa geral.
No segundo lugar ficou Marta Saraiva (0:22:23.78) e no 3.º Ana Catarina Gomes (0:22:29.95).

Thomas Lurz: “Estarei cá para o ano”
O vencedor considerou que “foi uma prova difícil, com muitas ondas, mas gosto desta Taça do Mundo e estarei cá para o ano.” Depois do 2.º lugar no ano passado, o alemão explicou que “a minha estratégia foi manter-me nos três primeiros lugares durante os primeiros oitos quilómetros, acelerar o ritmo a partir daí e arrancar para o sprint final nos últimos 800 metros. O Spyridon Gianniotis esteve muito tempo na liderança, fez uma boa prova, mas consegui passá-lo na parte final.”
Poliana Okimoto: “Estou muito orgulhosa”
A primeira classificada na prova feminina começou por dizer que “esta prova vai ajudar-me muito, porque superei-me e estou muito orgulhosa de mim e do meu nado. Nunca imaginei ganhar, estava a contar ficar em 8.º. Estava preparada para esta prova, porque estou a treinar-me para o Mundial de Roma .” Poliana Okimoto explicou que “como sou magra senti muito o frio, principalmente no percurso mais afastado da costa. Junto à praia a água estava mais quente.”
Arseniy Lavrentyev: “Melhor do que eu esperava”
O olímpico português afirmou que “a prova correu melhor do que eu esperava. Estou satisfeito com o meu desempenho. Apesar de tudo, queria obter uma melhor classificação, mas ganhei ao vice-campeão europeu dos 25 km, o que não acontece todos os dias. “Arseniy Lavrentyev acrescentou que “senti-me muito solto durante a prova, mesmo no fim não me senti tão cansado como é habitual.” Em relação à prova, o nadador referiu que no final da primeira volta perdi o contacto com o grupo da frente, depois do abastecimento. Tentei recuperar, mas no sprint final não consegui ultrapassar os nadadores mais experientes.”
Daniela Inácio: “Senti-me em casa”
A melhor classificada de Portugal referiu que gosto muito desta prova, porque é bem organizada e tenho o apoio do público. Senti-me em casa.”Contudo, a nadadora sofreu um percalço durante a prova: “fiquei com o braço preso numa bóia e nessa altura perdi o contacto com o grupo da frente. Tentei recuperar, mas não consegui. Acabei por fazer o resto da prova apenas na companhia de uma nadadora dinamarquesa. Estou triste com o resultado, mas é mais uma experiência que apreendi e uma lição para o futuro.”
Daniel Viegas: “Afinar a máquina para Roma”
O segundo melhor nadador português adiantou que “consegui uma boa classificação e fiz uma boa prova. Alcancei o apuramento para o Mundial, o que foi muito bom. Agora vou concentrar-me e afinar a máquina para Roma.”

Paulo Frischknecht: “Melhor edição de sempre”
O presidente da Federação Portuguesa de Natação declarou que “esta foi a melhor edição de sempre da Taça do Mundo, factor importantíssimo no fecho do primeiro contrato e um bom augúrio para o próximo quadriénio, o que reforça a nossa candidatura ao Mundial de 2012. Ao mesmo tempo, aumenta a confiança das equipas na nossa organização e consolida e valida a importância da parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.” Para o dirigente, “a experiência acumulada permite-nos querer sempre mais, apesar do sucesso reforçado este ano.”

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG