quinta-feira, 28 de maio de 2009

Nuno Vicente vai tentar travessia dupla em Gibraltar

depois do canal da Mancha mais um grande desafio para este excelente nadador.
Nuno Vicente vai tentar a travessia dupla no Estreito de Gibraltar, entre 07 e 13 de Junho.

Excerto do Texto in Destak On-Line de 26-05-2009
O nadador português Nuno Vicente vai tentar concretizar a travessia dupla no Estreito de Gibraltar, entre 07 e 13 de Junho, depois de ter concretizado em 2008 a travessia do Canal da Mancha.
“Já foram feitas cinco travessias deste género, sem fato isotérmico, e eu parto sem objectivos de tempo. Quero ser o sexto nadador a consegui-la e o primeiro português”, disse hoje à Agência Lusa o nadador do Clube de Natação de Torres Novas, acrescentando que será a travessia mais longa que já tentou.
Depois da travessia da Mancha, que concluiu em 11:36 horas, o nadador torrejano, de 30 anos, equipara a dificuldade da travessia dupla do Estreito de Gibraltar à aventura de 2008: “a distância da travessia é praticamente metade da Mancha, cerca de 18,5 quilómetros, mas este desafio duplo coloca-se no mesmo patamar e é ainda mais longo”.
Com o apoio do clube e da Câmara Municipal de Torres Novas, Nuno Vicente antevê encontrar, na travessia dupla entre a península de Tarifa e a costa marroquina, “correntes muito fortes, devido à diferença de temperatura e salinidade do Atlântico para o Mediterrâneo, mas também mais fauna e tráfego marítimo”.
A travessia dupla no Estreito de Gibraltar é inédita entre nadadores portugueses, havendo apenas o registo de cinco tentativas bem sucedidas sem recurso a fatos isotérmicos, cujo melhor tempo está na posse do espanhol Mateo Campos (07:55, em 2006).
- Blog Desafio 40km Estreito de Gibraltar (ida e volta)
- Nuno Vicente: O Sonho da Mancha
- Blog Miguel Arrobas
- Site Open Water Portugal
- Link da Reportagem do RECORD "Nuno Vicente vai tentar travessia dupla"

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG