Arseniy Lavrentyev (Algés) e Daniela Inácio (Belenenses) vão ser os primeiros nadadores portugueses a participar numa etapa do FINA Open Water Grand Prix 2009 e numa prova com a distância de 15km. Os dois olímpicos lusos vão participar amanhã na prova de Sumidero, no México, que se desenrola ao longo do rio Grjalva, no Estado de Chiapas.
O Open Water Grand Prix foi lançado pela Federação Internacional (FINA) em 2007 para provas com distâncias superiores a 10 km.
O circuito deste ano é composto por dez etapas, com provas que variam entre os 15 e os 57 km.
- Regulamento do Grand Prix FINA 2009
- Regulamento da Taça do Mundo FINA 10km 2009
- Regulamento do Circuito Nacional (com calendário)
- Regulamento do Campeonato Nacional
- Plano de Alta Competição e Selecções Nacionais – Águas Abertas
- Circuito e Campeonato com novidades em 2009
Nuno Dias: “Preparação para o Mundial”
O Seleccionador Nacional de Águas Abertas, Nuno Dias, explica que “a prova tem objectivos diferentes para os dois nadadores.” No caso de Arseniy Lavrentyev “pretende-se que ele tenha a oportunidade de competir numa distância mais próxima dos 25km, prova que muito possivelmente disputará no Campeonato do Mundo.
Não existindo antes dos Mundiais de Roma outra possibilidade de nadar provas com uma distância superior a 10km, esta etapa do Grand Prix será uma óptima oportunidade para perceber como é que o nadador se está a sentir nas provas mais longas”, afirmou.
Para Daniela Inácio, “a presença nesta prova aumenta o seu leque de experiências de Águas Abertas, já que apesar de ser a nadadora portuguesa com mais experiência internacional, nunca competiu em provas com distância superior a 10km.
Os 15km da prova de Sumidero são uma boa distância de transição e possibilitar-lhe-ão sensações físicas e valências tácticas que poderão ser uma mais-valia para as provas de 10km.”
Link da Reportagem FPN:http://www.fpnatacao.com/fpn.php?content=artigo_detalhe.php%3FidArtigo%3D3140%26idCategoria%3D5
Sem comentários:
Enviar um comentário