segunda-feira, 20 de abril de 2009

Águas Abertas - Daniela em 3.º, Arseniy em 8.º em Sumidero (México)

Daniela Inácio (Belenenses) ficou em 3.º lugar, o melhor resultado de sempre de um nadador português em provas de Águas Abertas, e Arseniy Lavrentyev (Algés) em 8.º, na etapa de Sumidero (México) do FINA Open Water Grand Prix 2009, na distância de 15km.
A nadadora lusa estreou-se numa prova desta distância com um excelente 3.º lugar, tendo precisado de 3:24:32.15 para completar o percurso.
A etapa foi ganha pela alemã Britta Kamrau, que gastou 3:24:25.71, seguida da compatriota Angela Maurer (3:24:26.29).
Arseniy Lavrentyev terminou em 3:11:01.88, numa prova que teve como vencedor o búlgaro Petar Stoichev, que com a marca de 3:09:49.58 se tornou o novo recordista da competição.
Daniela Inácio recebeu um prémio de 1.500 dólares e Lavrentyev de 400 dólares.
A prova feminina foi disputada de uma forma muito táctica, com as melhores nadadoras a resguardarem-se entre os 5 e os 10 km, que foram percorridos num ritmo lento.
Com cerca de 1h50m percorridos, a espanhola Esther Nuñez tentou a fuga, mas dez minutos depois foi apanhada pelo resto do grupo de dez nadadoras.
A eslovena Nina Kozamernik assumiu a liderança com 2h20m de prova decorridos e manteve-se na frente até aos 2 km finais, altura em que a germânica Angela Maurer passou a liderar.
Daniela Inácio manteve-se sempre próxima de Maurer, entre o 4.º e o 6.º posto, e quando a alemã impôs um ritmo mais forte conseguiu acompanhá-la, ficando em 3.º, atrás da líder e da espanhola Nuñez.
A 1km da meta a alemã Britta Kamrau, que fez um percurso mais à direita do grupo, juntou-se e iniciou um sprint a 800 metros do fim.
Daniela Inácio, que estava nesta altura em 4.º, fez um sprint nos últimos 50 metros e conseguiu bater a espanhola, 9.ª classificada no Mundial do ano passado na prova de 25km, ganhando-lhe por 37 centésimos de segundo.
A chegada das duas nadadoras criou dúvidas na organização, que inicialmente atribuiu o 3.º lugar a Esther Nuñez, mas depois do protesto do Seleccionador Nacional, Nuno Dias, recorreu ao photo finish e concedeu o 3.º posto a Daniela Inácio.
Na competição masculina, que contou com 14 nadadores, formaram-se desde cedo dois grupos, com Lavrentyev a ficar no primeiro.
A prova foi também muito táctica, tendo-se verificado quatro tentativas de fuga que não resultaram. A 2,5km da meta o búlgaro Petar Stoichev, que se manteve sempre na cauda do grupo, juntamente com o olímpico português, impôs um ritmo mais rápido, que Arseniy não conseguiu acompanhar.
O búlgaro cortou a meta com apenas dois segundos de vantagem sobre o espanhol Diego Nogueira.


Daniela Inácio: “Estive sempre muito atenta”
A olímpica portuguesa confessou que “não estava nada à espera deste resultado. Foi a minha melhor classificação de sempre, numa distância que nadei pela primeira vez.”Daniela Inácio afirmou que "foi diferente". A prova foi disputada sempre em linha recta, não num circuito, como é habitual nas distâncias de 10km. Tentei sempre não me cansar, nunca fui à frente e consegui manter-me sempre no grupo. Estive sempre muito atenta a tudo e consegui reagir a todos os arranques, o que é muito importante numa prova destas. Na parte final, ganhei à espanhola ao sprint, ao contrário do que me costuma acontecer. O que é muito positivo.”As principais diferenças que encontrou em relação a uma prova de 10km prendem-se com o ritmo: “na distância mais curta, há nadadoras que arrancam logo no início e conseguem impor um ritmo muito alto durante toda a prova. Aqui isso não aconteceu, a competição foi mais calma e só nos últimos 30 minutos é que acelerou.”

Arseniy Lavrentyev: “Prefiro as distâncias mais longas”
O nadador naturalizado português afirmou que “senti-me bem durante toda a prova. No início a água estava mais fresca, como eu prefiro, mas depois de sairmos do Canyon a temperatura subiu e senti mais dificuldades. Consegui sempre acompanhar o ritmo, menos na parte final, quando o Stoichev arrancou.”Lavrentyev confirmou que “prefiro as distâncias mais longas, mas com a água mais fria do que aqui.”

Nuno Dias: “Balanço francamente positivo”
O Seleccionador Nacional, Nuno Dias, considera que o balanço da primeira participação lusa numa prova de 15km é “francamente positivo. A Daniela Inácio conseguiu nadar com muita garra numa prova muito desgastante. Teve um desempenho táctico muito bem conseguido, soube fazer os abastecimentos na altura certa e conseguiu acompanhar sempre os arranques.”Arseniy Lavrentyev nadou com atletas mais experientes e “conseguiu fazer uma prova correcta em termos tácticos e o 8.º lugar é um prémio para uma boa prova.”

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG