quarta-feira, 18 de março de 2009

FINA - NOVAS REGRAS JÁ NO PRÓXIMO MUNDIAL


FINA "limita" fatos de banho

A Federação Internacional de Natação (FINA) adoptou hoje novas regras que limitarão o papel dos fatos de banho de alta tecnologia, que ajudaram a bater 108 recordes mundiais desde a sua introdução.
O regulamento que "revê os requisitos para a aprovação de fatos de banho" estará aprovado antes dos campeonatos mundiais de natação, que se iniciam a 17 de Julho, em Roma.
A FINA estipulou que os factos de banho não podem cobrir o pescoço e não podem ultrapassar os ombros e os tornozelos.
Os fatos de banho serão limitados a uma espessura máxima de um milímetro e terão restrições quanto ao seu efeito de flutuação, não podendo ser desenhados especificamente para um atleta.
As deliberações foram tomadas depois de uma reunião de três dias do comité executivo da FINA, que decorreu no Dubai e discutiu mudanças de regras para responder aos efeitos que a introdução de fatos de banho de alta tecnologia, em Fevereiro de 2008, tiveram no desporto.
Federações e atletas de países pobres queixam-se de que os dispendiosos fatos de banho de alta tecnologia, aos quais não têm acesso, os colocam numa situação de desvantagem nas competições.
A FINA, que foi muito criticada por permitir que os fatos de banhos de alta tecnologia, que foram comparados a doping tecnológico, fossem utilizados nos Jogos Olímpicos de Pequim, anunciou que a partir de 2010 será limitado o uso de materiais impermeáveis na confecção dos equipamentos.

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG