segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Portinado aponta para o título

Link do texto On line: http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26968
A equipa de pólo aquático do Portinado está num bom caminho para vencer pela primeira vez o campeonato nacional.
Este sábado esperam continuar série invicta de oito jogos.
A contratação do treinador/jogador Evghenii Trubetcoi para o Portinado, há seis anos, foi o ponto de viragem para uma equipa, até lá, modesta.
“Tentámos renovar por completo a modalidade de pólo aquático no Portinado com a contratação de Evghenii Trubetcoi para técnico e introduzimos uma nova filosofia no clube", conta ao Observatório do Algarve, Paulo Costa, vice-presidente do Portinado.
Em dois anos, a equipa garantiu a subida à primeira divisão nacional, foram vice-campeões e finalistas da Taça de Portugal, e tentam este ano vencer um título nacional.
"Estamos optimistas para que seja finalmente este ano", admite o dirigente, que vê a sua equipa seguir isolada na primeira posição com oito vitórias em outros tantos jogos, totalizando um total de 24 pontos, mais três que o campeão em título, o Salgueiros.
Este sábado vai haver deslocação ao terreno do Fluvial para a 9ª Jornada da 1ª Divisão do Campeonato Nacional.
Para além das provas caseiras, a equipa também dá cartas na Europa, e, depois de se terem estreado no ano passado na Euroliga, este ano juntam a Len Trophy, elevando para duas presenças em campeonatos europeus.

“Não nos podemos esquecer que somos uma equipa totalmente amadora e temos cinco juvenis a alinhar no plantel principal... Não pensamos em ganhar títulos lá fora. Os jogos servem, sobretudo, para ganhar rodagem com a equipa".
Paulo Costa lembra que essa rodagem é em parte responsável pela posição que ocupam no Campeonato Nacional, mas reconhece que ainda há muito caminho para percorrer: “Temos de ser modestos e reconhecer que a organização do nosso país está muito longe do que se vê lá fora e nós estamos numa cidade longe dos grandes centros...”.
As dificuldades passam pelos treinos, já que quando os atletas vão para Lisboa ou Porto seguir os estudos ficam sem treinar durante largos dias com a equipa e as infra-estruturas não são as melhores.
“Treinamos numa piscina pública de 20 anos. Não há muitas condições e muitas vezes só podemos treinar a partir das 21h00. Altura em que as piscinas fecham ao público”, uma situação que poderá ser invertida com a construção do novo complexo desportivo de Portimão.

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG