domingo, 14 de dezembro de 2008

Europeu de excelente nível em Rijeka

- Site Europeu de Piscina Curta em Rijeka
A Selecção Nacional encerrou a participação no Campeonato da Europa de piscina curta de Rijeka com um novo recorde nacional absoluto e um recorde igualado, numa sessão em que os todos os nadadores melhoraram as suas marcas.
Sara Loureiro fixou um novo máximo absoluto nos 200 livres, o segundo da sua carreira e o segundo na competição.
A nadadora do FC Porto terminou as eliminatórias em 2:01.34 (35.º), retirando dois centésimos ao recorde de Ana Alegria, que durava há 13 anos, desde o Mundial do Rio de Janeiro.
Sara Loureiro tinha como melhor marca pessoal 2:03.66, tempo alcançado no mês passado no Meeting Internacional de Tavira.
Diogo Carvalho igualou o recorde nacional absoluto dos 50 metros mariposa, ao fazer a marca de 23.85, correspondente ao 20.º lugar.
O nadador de Aveiro igualou o tempo estabelecido por Tiago Venâncio no Mundial de Manchester, em Abril do ano passado.
Nos 200 livres masculinos, os quatro nadadores portugueses melhoraram os seus recordes pessoais.
Diogo Carvalho nadou em 1:46.65, apenas três décimos de segundo acima do recorde absoluto de Adriano Niz, que vigora desde o Europeu de Triste.
O nadador, que tinha como melhor marca 1:46.95, terminou em 29.º.Jorge Maia baixou a melhor marca pessoal de 1:50,12 para 1:47.88 (37.º), César Faria melhorou de 1:51.69 para 1:49.01 (48.º) e Pedro F. Oliveira progrediu de 1:51.97 para 1:49.73 (55.º).
A Selecção Nacional estabeleceu seis novos recordes nacionais absolutos e igualou um:
Diogo Carvalho (200 estilos por duas vezes, 200 mariposa e 50 mariposa [igualado]), Sara Loureiro (100 e 200 livres) e Alexandre Agostinho (50 livres por duas vezes).
Rui Magalhães: “Valeu a aposta”
O Seleccionador Nacional, Rui Magalhães, não escondia a “ satisfação e contentamento pela correspondência dos jovens talentos emergentes nesta chamada à Selecção” e acrescentou estar ”igualmente muito satisfeito pelo comportamento exemplar desta jovem equipa e pelo ambiente vivido durante a competição.”
“Está criado um grupo que pode vir a solidificar ambições nos próximos anos.
Tivemos uma participação a todos os títulos merecedora.
Foi uma aposta clara, objectiva, bem ponderada, que justificou totalmente os meios postos à disposição. É um grupo tendencialmente com perspectivas de longo prazo”, disse.
Para Rui Magalhães, foi “uma prova de grande elevação, os jovens corresponderam à confiança manifestada neles, com destaque para a grande maioria dos nadadores presentes, que na maior parte das provas fizeram o melhor registo de sempre.
O Diogo Carvalho repetiu a proeza do ano passado, com duas presenças na final, dois novos recordes e um igualado, a Sara Loureiro e o Alexandre Agostinho estabeleceram dois máximos absolutos.
E os restantes, na sua grande maioria melhorou as marcas, houve poucas provas em que isso não se registou.”
O responsável técnico acrescentou que “valeu a aposta nos jovens talentos.
Mereceram totalmente a aposta numa prova do nível de um Campeonato da Europa.”
Rui Magalhães realçou que “outros valores ficaram em Portugal, que também poderão ser aposta.”
A finalizar, o Seleccionador fez questão de deixar um “agradecimento a todos os treinadores com nadadores envolvidos nesta Selecção.”
- Resultados em Directo de Rijeka

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG