sábado, 29 de novembro de 2008

Tcnodoping posto em questão pela FINA

Doping tecnológico em discussão na natação

Lausanne – Está prevista para Fevereiro uma reunião alargada na Federação Internacional de Natação para discutir a questão sobre o futuro dos fatos de competição.
90 recordes do Mundo foram batidos (54 em piscina olímpica e 36 em curta) em apenas dez meses de competição em 2008, quase todos os nadadores usavam o LZR da Speedo.
Dez destes recordes foram obtidos já depois dos Jogos Olímpicos e em plena «época baixa» das competições e houve mesmo quem se questionasse se Michael Phelps teria conseguido as oito medalhas de ouro olímpicas sem a «ajuda» do chamado tecnodoping.
Cornel Marculescu, director-executivo da FINA, admitiu na passada semana pela primeira vez, rever as regras: «É altura de respirarmos e repensarmos a questão dos fatos.
Não pode haver dúvidas que eles influenciam as performances. Agora temos a certeza que alguma coisa há e precisamos de estabelecer o limite».
O LZR Racer da Speedo, usado por Michael Phelps nos Jogos Olímpicos de Pequim, é um dos mais controversos equipamentos de natação alguma vez criado.
Críticos acusaram o fabricante Speedo, de «doping tecnológico» e de dar a quem o utilize uma vantagem desigual.O fato pode demorar 15 minutos a vestir, usando sacos de plástico enfiados nos pés e consegue apertar o corpo do atleta 70 vezes mais do que um fato de competição normal. «Sinto-me um foguete», afirmou Phelps com quem foram testados os LZR antes de com eles ganhar as oito medalhas de ouro em Pequim.
Entretanto a Speedo já anunciou ter criado um fato mais rápido do que o LZR, o Rocket.
A Arena, Adidas, TYR e Blueseventy, também já entraram na corrida para criar o fato mais rápido do mundo.
Em Fevereiro a questão dos fatos de competição e a possível imposição de limites estará em debate na reunião da FINA, «Até lá está aberto prazo de reflexão, onde todos os contributos serão bem-vindos» referiu Marculescu de modo a que as conclusões (e novas soluções) possam vir a ser apresentadas até ao Mundial de Roma, no Verão do próximo ano.

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG