segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Comunicado sobre o acordo entre Louletano e Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama

louletanodcnatacao.com-noticia-381
Um poderoso Rei condenou um humilde súbdito à morte. O homem, prestes a ser executado, propôs ao rei que lhe permitisse ensinar o cavalo real a voar. O monarca concordou com uma condição: Caso o cavalo não o conseguisse no prazo de um ano, a sentença seria cumprida. «Porquê adiar o inevitável?», perguntou-lhe um amigo. «Não é inevitável!», respondeu. «Tenho quatro hipóteses a meu favor. No decurso de um ano, o rei pode perder o trono; Eu posso fugir; O cavalo pode fugir; Eu posso ensinar o Cavalo a Voar. »
Com uma história de cerca de dezoito anos e mais de quinze anos de filiação na Federação Portuguesa de Natação, o Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama, terá atingido pela primeira vez, aquilo a que podemos chamar um patamar de desenvolvimento.
Um espaço tranquilo onde nos é permitido reflectir sobre o que necessitamos fazer para continuar a crescer.
Uma oportunidade única de reorganização com vista à criação de uma estrutura que nos permita atingir um novo degrau ou se preferirem outro estatuto de desenvolvimento.
Enquanto crescemos sem parar, não houve nenhum indicador de que o caminho seguido não fosse o mais correcto ou até porventura não fosse o único, talvez não tenha havido tempo de o avaliar. Foi de facto bom e, se os resultados obtidos, nos colocam entre as cinco melhores equipas de natação do país, qualquer outro indicador objectivo ou mesmo subjectivo, garantirá que de facto estaremos entre as dez melhores, independentemente do prisma que se utilize para este tipo de análise.
Mas e agora? O que precisamos de fazer? Como dar o “salto”?Precisamos de tempo para alterações profundas. Estamos conscientes de que alguns dos factores que se tornam decisivos para estabelecer as diferenças entre o nosso estado actual e aquele que pretendemos atingir se encontram dependentes, entre outros, de aspectos económicos.
De facto, basta visitar a nossa piscina para se constatar que não é fácil preparar uma equipa de alta competição neste espaço.
Há um claro limite ao nosso crescimento quantitativo e, é físico “Há muitos nadadores na nossa piscina”. Precisamos de uma instalação própria com um espaço mais generoso.
Estarmos dependentes do Colégio Vasco da Gama, foi até hoje uma confortável almofada que nos permitiu chegar até aqui, foram bonitos os mais de dez anos de percurso onde com orgulho fomos representados na íntegra por alunos do CVG, mas também aí tivemos de mudar de percurso.
Ao longo deste período de tempo, passámos de uma época onde só havia uma actividade extra curricular, a Natação, para outra em que o Colégio Vasco da Gama passou a oferecer aos seus alunos mais de vinte, entre as quais o Ténis, a Equitação, a Esgrima, a ginástica e a dança que nos “forçaram” a dividir consigo os potenciais “futuros nadadores”.
Actualmente, temos na equipa, nadadores que no Colégio, apenas tiveram aulas na piscina, temos nadadores que começando pela piscina acabaram por se inscrever no Colégio como seus alunos, e inclusive nadadores que fizeram parte da sua formação desportiva em outros clubes.
A formação em Agosto de 2003 do Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama, foi o corolário do primeiro processo de transição.
Aceder a apoios de entidades públicas ou privadas só teria viabilidade com este tipo de separação já que o facto de o Colégio ser uma instituição privada com fins lucrativos, limitaria de forma incontornável o acesso a qualquer tipo de apoio.
Esta informação, despoletou a necessidade desta constituição e da correspondente assunção de um novo estatuto.
A estrutura reduzida e normalmente habituada, ou se preferirem acostumada, a basear-se num pequeno, muito pequeno aliás, conjunto de pessoas, rapidamente revelou as dificuldades inerentes a responder, por um lado às exigências de um conjunto de nadadores de alta competição, pelo menos da mais elevada, a nível nacional e, por outro, constituir-se como um clube, num processo absolutamente inverso ao normalmente verificado. Primeiro organiza-se o clube e a partir daí começam a surgir as equipas cujo nível competitivo se espera, venha progressivamente a aumentar.
No nosso caso, a primazia, foi dada desde logo à manutenção de uma contínua resposta às crescentes necessidades de um conjunto de nadadores cada vez maior, oitenta e oito nadadores federados em 2008, participação em todas as competições Nacionais e algumas participações internacionais, na Alemanha, Brasil, EUA são alguns dos exemplos.
Por tudo isto, foram-se perdendo as bases associativas do nosso “Clube” os sócios pouco ou nada participam na vida do mesmo. Apenas as questões formais se foram tentando manter, as contas apresentadas em assembleia-geral, as actas das reuniões e pouco mais, permitiram que o CNCVG não deixasse formalmente de ser um clube.
Mas porque será assim tão importante ser um clube? Antes de mais, por poder constituir-se um somatório de sinergias provenientes de todos os seus sócios e em segundo porque só de acordo com este procedimento nos poderemos alcandorar a um novo patamar, baseado sobretudo, numa crescente independência relativamente ao Colégio Vasco da Gama.
Uma nova realidade, onde o apoio ao desenvolvimento das condições de prática desportiva seja um propósito comum a todos os seus membros.
Um clube de Natação, com condições reais para se poder tornar o mais forte do país, com capacidade de promoção da Natação, com técnicos profissionais a tempo inteiro e com equipas técnicas que não se limitem ao treinador e incluam entre outros o fisioterapeuta, o psicólogo, o nutricionista, o médico e todos os técnicos com quem seja imprescindível interagir, quando o fim a atingir corresponda directamente ao desempenho de alto nível.
Tudo isto baseado numa instalação nossa, onde seja possível o convívio entre todos aqueles que gostam da natação como desporto de inegáveis virtudes em termos de melhoria da qualidade de vida e os que, para além disso, se revêem na perspectiva de desenvolver esta modalidade até ao mais elevado nível de prática.
Constituiremos assim um clube, onde os êxitos dos nossos melhores praticantes sejam vividos por todos os outros membros, com real motivo de orgulho e não como algo de desfasado e distante.
Este é o destino onde pretendemos chegar!
Poderá demorar algum tempo mas se soubermos para onde queremos ir temos muito mais hipóteses de não ficar por lugar nenhum!
O acordo agora levado a cabo com o Louletano, faz parte deste processo de transformação.
O tempo que o processo demorará, pode ser eventualmente demasiado, para que o grupo de nadadores mais velhos do CNCVG possa usufruir desta nova realidade. Assim, porque não tentarmos proporcioná-la já?
Foi o que fizemos.
Durante as próximas duas épocas, os nossos nadadores Seniores, pelo menos parte deles, poderão sentir que o seu esforço e aplicação podem ser considerados importantes por uma estrutura de apoio que a nível nacional pensamos ser das mais evoluídas.
Pessoas organizadas numa estrutura vocacionada para a natação que de tudo fazem para que os nadadores se sintam compensados pelo esforço despendido e ao mesmo tempo, conseguem responder às necessidades dos atletas em termos de treino.
Os atletas envolvidos neste projecto poderão assim e durante os próximos dois anos dispor do apoio e da promoção dos resultados desportivos que vierem a alcançar numa medida muito semelhante àquela que pretendemos ser capazes de lhes proporcionar no futuro e que julgamos que poucos clubes conseguem na realidade dar aos seus nadadores no presente.
Este acordo permitirá ainda que o CNCVG possa economizar uma verba significativa, pela redução de custos com as deslocações e estadias dos atletas envolvidos nas competições em que habitualmente participam.
Ao mesmo tempo que o LDC, apoiará o CNCVG, com as despesas de preparação destes nadadores, todos podem aceder as condições técnicas e humanas do LDC.
Além disso a própria equipa do CNCVG poderá aceder a algumas regalias que sem representarem custos adicionais para o LDC são para o CNCVG, uma mais-valia no seu panorama actual.
O Louletano passará a dispor a partir desta época de uma piscina de 50m coberta e aquecida, o que se tornará numa evidente vantagem com vista à realização de estágios de preparação que poderão ser aliás abertos a todos os nadadores do CNCVG.
Este é apenas um dos exemplos dos aspectos frutuosos que poderão resultar desta parceria.O preço a pagar?
É claro que iremos perder o estatuto conquistado no panorama da natação portuguesa!
Não poderemos aspirar a ficar em segundo lugar no campeonato Nacional de clubes da 1ª divisão ou a voltar ao quarto lugar da Taça de Portugal.
Não nos próximos dois anos.
Mas não nos esquecemos que chegámos até aqui só com o nosso esforço e com nadadores que tiveram exactamente o mesmo processo formativo que aqueles que agora nos irão representar.
Estes, têm agora uma efectiva oportunidade de mostrar o seu valor, pelo aumento exponencial de participações em torneios, onde o acesso lhes era habitualmente vedado, pela maior valia dos resultados dos seus colegas mais velhos.
Não manteremos o estatuto mas certamente que o iremos recuperar em breve, já que todos os nossos nadadores vão continuar a conquistar os seus passos com trabalho e que todos eles vão ser espelhos da humildade e de dedicação que nos caracteriza e que nos trouxe o “ tal estatuto”.
É aliás um enorme incentivo para os nossos nadadores mais jovens, a possibilidade de poderem lutar por isso. É apenas o que perdemos, já que aqueles que por momentos, não representarão as nossas cores, estarão sempre connosco de forma totalmente real e não apenas em espírito, como na maioria das vezes e em projectos análogos normalmente acontece.
Se como na história relatada no inicio, um ano é muito tempo, estamos de facto convencidos que estes dois anos nos permitirão “Ensinar o Cavalo a voar!”
A direcção Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama

Sem comentários:

Antigo logo da ANALG