quinta-feira, 11 de julho de 2013

Recorde Nacional para Miguel Nascimento em Poznan (Polónia)



Miguel Nascimento foi sétimo classificado na final dos 100m costas no Campeonato da Europa de Juniores, que está a decorrer em Poznan (Polónia), voltando a bater o recorde nacional do escalão.

O nadador português, que nas meias-finais fixou um novo máximo na distância em 56.51, repetiu o feito na final com a marca de 56.45, não estando muito longe do recorde absoluto de 55.83 na posse de Pedro Oliveira desde os Europeus de Debrecen em 2012.

“Senti-me muito confiante na prova. Passei os 50 metros com os da frente, melhor do que no dia anterior, e acabei por melhorar o recorde nacional. Estou bastante motivado, sinto que estou no meu pico de forma. Tenho um dia para recuperar e estar bem nas próximas provas”, afirmou Miguel Nascimento.

O atleta nacional nadou praticamente a seguir as meias-finais dos 100m livres, tendo sido 19.º classificado com 51.68, depois de ter obtido o sétimo lugar nas eliminatórias da manhã com 50.83. O máximo nacional júnior nesta distância é de 49.59 e pertence a Tiago Venâncio desde os Europeus de 2004 (Jamor).


Bruno Freitas, treinador da Federação Portuguesa de Natação (FPN), faz um “balanço positivo” no segundo dia de competição, realçando “o sétimo lugar” de Miguel Nascimento, “coroado com mais um recorde nacional júnior conseguido na final e duas meias-finais com excelente marcas, ambas recordes pessoais”.

“Estamos a conseguir alcançar os nossos objetivos (obtenção de recordes pessoais), que nos têm permitido participar em meias-finais (três dos cinco nadadores já as alcançaram), contudo ainda só vamos no segundo dia, pelo que ainda há muito para conquistar, em que a recuperação dos nadadores está a ser uma das nossas maiores preocupações”, confessa o técnico português.

“Seria injusto não mencionar que o programa de provas não nos foi favorável, pois em circunstâncias normais conseguiríamos alcançar mais uma meia-final nos 100 livres. Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nadadores, a responderem bem aos desafios e obstáculos que têm aparecido, e por isso uma palavra de apreço pelo feito alcançado por um nadador (Miguel Nascimento), e respetivo treinador (Paulo Costa), que bate um recorde nacional júnior, que fica apenas a oito décimos de segundo do recorde nacional absoluto, e que nem 10 minutos depois participa numa meia-final numa das provas mais disputadas do calendário (100 livres)”, lembra Bruno Freitas.

“A ambição, entrega e querer demonstrado personificam o espírito e filosofia que pretendemos implementar nas nossas seleções”, frisa o técnico da FPN.


Site dos Europeus de Juniores
Resultados
Live Streaming


Sem comentários:

Antigo logo da ANALG